Categoria está há dois anos sem reajuste e decide rumos da Campanha Salarial
A proposta das empresas aos jornalistas de rádio e TV para a Campanha Salarial 2016-2017 está em plebiscito na categoria desde segunda-feira (7) e a votação segue nesta sexta (10), nas redações, regionais e na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP). A apuração é às 18h de hoje, na sede da entidade, à Rua Rego Freitas nº 530, sobreloja, no centro da capital.
Depois de cinco rodadas, as negociações seguem num impasse porque os jornalistas estão sem reajuste há dois anos e reivindicam a reposição das perdas do período, acumuladas em 19,17%.
Dados da Receita Federal demonstram crescimento sólido das empresas nos últimos cinco anos e o seguimento também é beneficiado pela desoneração da folha de pagamento, mas na mesa de negociações os patrões seguem alegando “crise” e propõem reajuste de 13,42% (6% do período 2015-2016 e 7% de 2016-2017). Para a diretoria do SJSP, as empresas têm condições de melhorar o reajuste e o posicionamento da entidade é pelo “não” à proposta patronal.
O índice proposto pelas empresas na última rodada, em 2 de fevereiro, aumentou 0,5 ponto percentual em relação à contraproposta da negociação anterior e o índice está longe dos 19,17% de reajuste reivindicado, mas o avanço resultou da pressão da categoria, depois que a contraproposta patronal foi rejeitada por 68% dos 481 jornalistas que votaram em assembleias realizadas em janeiro.
Desde a última segunda-feira, o plebiscito já ocorreu na ESPN, na Rádio CBN, na Rede Globo, no SBT e na TV Gazeta, e segue com o seguinte calendário:
09/02 (quinta-feira)
10h às 17h – Rede Record
12h às 12h30 CBN (Av. Paulista)
10/02 (sexta-feira)
10h às 16h – TV Bandeirantes
11h às 17h30 – Rede TV
12h às 14h – Rádio Estadão
A proposta das empresas que está em plebiscito é a seguinte:
1- Reajuste salarial de 6% para o período 2015-2016 e 7% para 2016-2017, somando 13,42% (5,75 pontos percentuais abaixo da inflação de 19,17% acumulada no período);
2- Retroativo de 6% para 2015-2016, incidindo sobre todas as verbas, pago em até três vezes após a assinatura do acordo;
3 – Pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR) com o mesmo valor definido na Convenção Coletiva de 2014-2015;
4 – Reajuste de 13,42% para os demais itens da pauta econômica, como os vales refeição e alimentação e o auxílio creche.
Confira outras informações no boletim Mural – Campanha Salarial de Rádio e TV 2016-2017
Rumos da Campanha Salarial
Caso o resultado do plebiscito seja o “Sim” da categoria à proposta das empresas, a diretoria do SJSP volta à mesa de negociação para fechar a Convenção Coletiva na próxima rodada, em 16 de fevereiro. Caso a maioria vote “Não”, o Sindicato volta a discutir uma contraproposta com a categoria, com o seguinte calendário:
– 13/2 (2ª feira): até as 15h, a direção do Sindicato formaliza e divulga uma nova proposta para empresas. Em seguida, abre-se um prazo para que outras propostas sejam enviadas ao SJSP, para serem submetidas às assembleias (as propostas devem ser subscritas por no mínimo cinco jornalistas);
– 14/2 (3ª feira): até às 15h, o Sindicato recebe propostas, organiza e divulga para as assembleias do dia seguinte;
– 15/2 (4ª feira): assembleias na sede do Sindicato, na capital, e nas regionais, realizadas em diversos horários para facilitar a ampla participação dos jornalistas de rádios e TV;
– 16/2 (5ª feira): nova rodada de negociação, levando o resultado da contraproposta decidida pela categoria.
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Alterado em 09/02/2017, às 16h34, para atualização de informações