Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Prática antissindical do Grupo Tribuna é denunciada na Câmara de Santos

Prática antissindical do Grupo Tribuna é denunciada na Câmara de Santos

O Sindicato dos Jornalistas (SJSP) ocupou o espaço da Tribuna Cidadã na Câmara de Santos na terça-feira (22) para expor a grave atitude do Grupo Tribuna ao demitir o diretor regional do SJSP Sandro Thadeu, 


A demissão do jornalista, em 7 de novembro, viola a estabilidade de emprego do jornalista, prevista em lei, e ocorre em meio à campanha salarial de jornais e revistas do interior e litoral.
Na galeria, dirigentes do SJSP estenderam uma faixa exigindo a readmissão imediata do diretor regional. Na tribuna, a diretora do Interior do SJSP, Solange Santana, relatou a situação. “O sindicato tentou reverter a decisão por meio de diálogo. A empresa foi irredutível. O fato é que, agora, iremos à luta nas ruas e na Justiça. Há que se observar que a empresa é constantemente acusada de desrespeitar direitos trabalhistas e de adotar práticas de assédio moral. A postura da empresa é uma retaliação à atuação do Sindicato dos Jornalistas em defesa da categoria”.
O Grupo Tribuna tem tradição de demitir sindicalistas. Em abril de 2017, o então diretor regional de Santos, Glauco Braga, e o diretor de base Reynaldo Salgado foram demitidos pela empresa. Com luta do movimento sindical e esforço do jurídico do sindicato, as demissões foram revertidas. 

Moção do legislativo
O vereador Benedito Furtado (PSB) apresentará uma moção do Legislativo pela readmissão de Sandro Thadeu na próxima sessão ordinária da Câmara de Santos, prevista para 1º de dezembro. Ele lembrou que o jornalista já foi vítima de ataques em seu exercício profissional pela deputada Rosana Valle (PL) em junho de 2021, quando Sandro já integrava a chapa para eleição de diretoria do Sindicato dos Jornalistas. 

Outros parlamentares exaltaram o profissionalismo do repórter e defenderam a campanha pela readmissão “Fiquei atento à manifestação da representante dos jornalistas e tem o meu apoio”, declarou o vereador Carlos Teixeira (PSDB).
A vereadora Débora Camilo (PSOL) afirmou ser “inaceitável uma demissão como essa, um ato totalmente antissindical, que não pode ser tolerado”. 
“Deixo aqui meu repúdio e quero registrar que irei assinar a moção que será apresentada pelo vereador Benedito Furtado”, adiantou o vereador Francisco Nogueira (PT). 
João Neri (PSD) também garantiu apoio: “Sei o trabalho importante que ele sempre deixou no Jornal A Tribuna. Deixo registrado que vou assinar a moção”. 

Movimentos populares apoiam campanha
Estiveram em presença solidária durante a ocupação da Tribuna Cidadã representantes da Central de Movimentos Populares (CMP), Sindicato dos Servidores Estatutários Municipais de Santos (Sindest) e Comissão de Direitos Humanos da Baixada Santista (CDHBS).
No dia 10 um ato aconteceu em frente à sede da empresa, com participação de jornalistas e ativistas de movimentos populares, como CUT Baixada, sindicatos da Alimentação, Sindipetro-LP, Sindserv, Assojubs, Sintect, Sintius, Frente Sindical Classista, Sintapi, Bancários, Coletivos Trabalhadores da Noticias, Jornalistas da Intersindical e Maria Vai com as Outras, além do vereador Chico Nogueira (PT).

Apoie a campanha
A demissão do diretor do SJSP é um desrespeito à livre organização da classe trabalhadora, que tem sido tão atacada nos últimos anos diretamente pelas empresas, que se valem das políticas econômicas baseadas na retirada de direitos, como foi a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência.
A prática antissindical do Grupo Tribuna é um golpe inadmissível ao conjunto da categoria dos jornalistas e ao seu sindicato, entidade com tradição de resistência na luta pela liberdade de expressão e de imprensa. 
O SJSP conclama colegas jornalistas, lideranças populares, entidades representativas e coletivos a aderirem a esta luta com envio de moções dirigidas à empresa reivindicando a readmissão de Sandro Thadeu.
Algumas moções já foram enviadas, como é o caso da Federação Paulista dos Gráficos (FTIGESP), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) e Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de SP (Apeoesp).

SAIBA COMO PARTICIPAR

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo