Redação – SJSP
Após a reivindicação da categoria para que houvesse uma mesa de negociação presencial para discutir a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), os patrões concordaram em realizar uma reunião nesta quarta-feira (16 de agosto), às 14h.
Representantes do Sindicato dos Jornalistas apresentaram a carta aberta das e dos jornalistas que enfatiza a necessidade de melhorias da cláusula do Vale Refeição, com aumento acima da inflação do valor diário e adoção do desconto de 20% do benefício para todos os salários.
Na mesa, as empresas reafirmaram que o aumento de custos dos benefícios (com ênfase nos reajustes dos contratos do plano de saúde) faz com que descartem agora que o VR tenha um reajuste acima da inflação. Os patrões sinalizaram, entretanto, que estariam dispostos a apresentar uma cláusula estabelecendo um prazo para que a questão fosse discutida em uma comissão paritária, visando mexer nas regras e valores para a Convenção de 2024.
Foi apresentada também uma nova proposta das empresas:
- Para salários até R$ 12.186, reajuste de 3,74% (equivalente ao INPC)
- Para salários acima dessa faixa, reajuste fixo de R$ 455,75
- Reajuste de 3,74% nas demais cláusulas econômicas e abono proporcional de três meses (referente ao retroativo da negociação)
Os representantes das e dos jornalistas registraram um avanço em relação à faixa (que corrige pela inflação do ano anterior o corte salarial adotado na CCT de 2022), mas consideraram que a proposição apresenta uma piora em relação à última proposta das empresas para os salários mais altos, que ficariam abaixo dos 3% de reajuste proposto anteriormente.
O fato de que não houve nenhum tipo de avanço na questão do VR também gera insatisfação diante das últimas reivindicações aprovadas em assembleia.
Encerrada a mesa, o Sindicato patronal ficou ainda de conversar com a nossa entidade nesta semana, para tentarmos avançar nessas questões.
Diante disso, o Sindicato dos Jornalistas convoca a categoria para uma assembleia na próxima segunda-feira 21 de agosto, em dois horários: às 10h30 e às 19h.
A reunião ocorrerá pelo Google Meet, e o link será enviado nos grupos de WhatsApp do Sindicato com as redações, ou pode ser solicitado pelo número (11) 91372-7285.