Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Nota de solidariedade ao jornalista Breno Altman, alvo de ameaças e ataques de grupos radicais pró-Israel

Redação - SJSP

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público expressar solidariedade ao jornalista Breno Altman, alvo de covardes ataques e ameaças de grupos radicais pró-Israel por conta de seu trabalho jornalístico.

Fundador do site Opera Mundi, especializado em cobertura de temas internacionais, Altman compartilha em seus canais informações que denunciam a brutal ofensiva das Forças Armadas de Israel contra a população palestina na Faixa de Gaza.

Diante da necessidade da pluralidade da circulação de informações e do papel jornalístico de fortalecer o debate público, é necessário que o noticiário também contemple as vozes palestinas em meio ao conflito, uma tarefa realizada por Altman e pelo Opera Mundi.

De acordo com reportagem do site Brasil 247, grupos de brasileiros radicais pró-Israel também atacam outras pessoas de origem judaica que defendem a causa palestina, como o jornalista Andrew Fishman e o professor Michel Gherman.

Outros profissionais de imprensa também relatam pressões e ataques virtuais por conta de seu posicionamento editorial diante do conflito que já deixou milhares de civis mortos em Israel e na Palestina.

O SJSP e a Fenaj reforçam suas posições públicas, em defesa do imediato cessar-fogo e pela abertura de negociações de paz que de fato sejam isonômicas e atendam a autoderminação dos povos da região.

Denunciamos os assassinatos de ao menos 12 jornalistas, mortos enquanto realizavam seu trabalho na cobertura do conflito. Jornalistas palestinos e de outros países historicamente têm sido alvos das Forças Armadas de Israel. É necessário que quaisquer profissionais de imprensa consigam exercer o seu trabalho com segurança, não sendo aceitável que se tornem alvos militares ou sofram qualquer tipo de impedimento para realizar a cobertura do conflito.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Federação Nacional dos Jornalistas

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo