Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Nota de apoio da CUT à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da EBC

Nota de apoio da CUT à greve dos trabalhadores e trabalhadoras da EBC


A Central Única dos Trabalhadores manifesta total solidariedade aos trabalhadores (as) da EBC, que decidiram entrar em greve após 8 rodadas de negociação em que a direção da empresa manteve-se inflexível na sua postura de não negociar e de lhes impor perdas significativas de direitos.

Sem levar a sério as demandas dos/as trabalhadores/as, a direção da empresa deixou claro seu objetivo de congelar salários e impor reajuste zero para todas as cláusulas econômicas: tickets, auxílio creche, auxílio às pessoas com deficiência, o fim da multa por descumprimento do Acordo Coletivo.

A postura da empresa revela sua total subordinação à política do atual  do governo de usar o processo de negociação para anular conquistas anteriores da categoria, asseguradas em acordos coletivos que resultaram de duras lutas no passado recente. Busca, desta maneira, abrir o caminho para um processo crescente de precarização das relações de trabalho, onde a negociação coletiva deixa de ser espaço relevante para solucionar conflitos de interesse entre trabalhadores/as e empregadores.

Ao mesmo tempo em que tenta suprimir direitos e arrochar salários, o governo aumenta generosamente verbas de publicidade para as grandes empresas de comunicação, com o objetivo de garantir o apoio desses conglomerados ao golpe que destrói políticas públicas, programas sociais, investimentos em desenvolvimento, educação e saúde, entrega o patrimônio  a riqueza e  soberania nacional.

Diante deste quadro, a CUT considera legítima a decisão dos /as trabalhadores/as de recorrerem à greve para preservar seus direitos e conclama todas suas entidades a manifestarem apoio à luta dos companheiros e companheiras da EBC.

Direção Executiva da CUT

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo