Destinado a jornalistas e estudantes de Jornalismo
Quando: Sábado, 16 de agosto, das 9h30 às 12h00
Com BARRY WOLFE, advogado internacional, especialista em fraudes bancárias e crimes corporativos
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, em parceria com a agência de comunicação Allameda.com, promove o workshop Técnicas Investigativas de Crimes Corporativos Aplicadas ao Jornalismo. A atividade será no Auditório Vladimir Herzog, Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja – Vila Buarque, próximo ao metrô República.
O advogado internacional Barry Wolfe já foi chamado de “Sherlock do mercado financeiro” e definido como maior especialista em fraudes bancárias do Brasil graças a sua capacidade de investigar e revincular fatos aparentemente desconexos para elucidar crimes corporativos. Barry Wolfe foi o principal ator na explicação do que ocorreu no Banco Santos, o que acabou por levar o ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira à prisão.
No evento, Wolfe demonstrará seu método baseado em evidências e lógica investigativa por ele desenvolvido ao longo de 25 anos de carreira e fará um estudo de caso sobre um fato aparentemente banal com desdobramentos surpreendentes, passando aos jornalistas um tanto de sua expertise aplicável à averiguação de matérias.
Em um momento em que a prática do Jornalismo Investigativo no Brasil se mostra tão necessária, a técnica criada por esse especialista formado em Cambridge – que soma 100% de resultados positivos em mais de duas décadas de investigações de grandes fraudes empresariais – pode ser um ponto de inflexão para fazer frente à crescente complexidade das matérias envolvendo corrupção, partilha suja de poder e falcatruas similares que surgem nas pautas de todas as editorias.
Para participar: Inscrição gratuita pelo e-mail cursos@sjsp.org.br e no dia do evento, pedimos a colaboração de trazer 01 kg de alimento não perecível que será doado às Casas André Luiz.
Para inscrição: os sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré–sindicalizados: informe nome completo e telefones para contato.
Os não sindicalizados: nome completo, data de nascimento, formação (curso, faculdade e ano que se formou), MTb, empresa onde trabalha, função e telefones para contato. Os estudantes de Jornalismo, informar a faculdade, período/semestre que estão cursando, data de nascimento, empresa onde trabalha, função e telefones para contato.
As vagas são limitadas e serão aceitas até 14 de agosto.
Outras informações na Secretaria do Departamento de Formação,
Telefones (11) 3217 6299 ramal 6233 ou 3217 6294 com Marlene ou Daniela, de segunda à sexta, das 9h00 às 18h00.