PREPARAÇÃO DE CANDIDATOS E ASSESSORES – 20h/aulas
Dias das aulas: 26 de julho, 02, 09, 16 e 23 de agosto
Horário: sábados, das 13h30 às 17h30
Vagas: 25
Local do curso: Ação Educativa, Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque (a 15 minutos do metrô Santa Cecília)
Os interessados deverão encaminhar e-mail para cursos@sjsp.org.br
solicitando a pré-inscrição. No e-mail deverá constar nome completo, data de nascimento, formação (curso, faculdade e ano que se formou), MTb e telefones para contato
Os estudantes deverão informar o curso, instituição e período/semestre que estão cursando
A pré-inscrição garante a vaga até 21/07/2014, último dia para pagamento.
Valores:
Para jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados
R$ 230,00 à vista ou em até 3 parcelas
Para jornalistas não sindicalizados e estudantes de Jornalismo não pré-sindicalizados:
R$ 300,00 à vista ou em até 3 parcelas
ATENÇÃO
Os que já participaram dos cursos (EXCETO das atividades gratuitas: seminários, cursos e palestras) têm direito a desconto, consulte a tabela com o Departamento de Formação
Docentes: Moisés Barel, jornalista e mestre em Comunicação pela Metodista-SP. Professor dos cursos de Comunicação Social da Universidade São Judas e da Fiam-Faam/FMU. Passagens por rádios de São Paulo e do interior paulista. Co-autor dos livros Comunicação Política (Univ. do Porto: 2006), Marketing Político: do comício à internet (Abcop: 2007), Opinião Pública e Marketing Político (Unesp: 2007) e No Espaço Cênico da Propaganda Política (Papel Brasil: 2011). Membro do Conselho Editorial da revista Politicom, especializada em marketing político.
Moacir Assunção – Repórter de Política dos jornais O Estado de S.Paulo, Diário Popular (atual Diário de S.Paulo) e Jornal de Brasília durante 20 anos. Mestre em História Social pela PUC-SP, professor das universidades São Judas Tadeu e FMU-FiAMM e autor dos livros Ficha Limpa, a lei da cidadania (Realejo Edições, 2010), Os homens que mataram o facínora – a história dos grandes inimigos de Lampião (Record, 2007), Luiz Carlos Prestes, um revolucionário brasileiro (Lazuli, 2008) e Nem heróis nem vilões (Record 2012).
Marketing Eleitoral
Introdução
O que é marketing? Marketing Político; Propaganda Política; Marketing Eleitoral; Propaganda Eleitoral e Imagem Pública.
Leis e técnicas da Propaganda Política
Lei da Simplificação e do Inimigo Único; Lei da Ampliação e da Desfiguração; Lei de Orquestração; Lei de Transfusão; Lei de Unanimidade e de Contágio; Contrapropaganda. Propaganda nazista – a modernização começou com eles.
O voto no Brasil
Breve história do voto no Brasil; Conheça o eleitor: Como ele vota? Como se informa? Como decide seu voto? Fatores de motivação; A urna eletrônica: como votar;
Tipos de campanha
Diferenças entre campanhas majoritárias e proporcionais; Estruturas das campanhas; Objetivos das diferentes campanhas; Conheça o cargo que você quer ocupar;
Planejamento
O planejamento estratégico nas campanhas eleitorais; posicionamento estratégico (que lugar o candidato deve ocupar na mente do eleitor); Pense antecipadamente no posicionamento (desde já).
Pesquisas eleitorais
Tipos de pesquisa (pesquisas qualitativas; pesquisas quantitativas); Origens das Pesquisas; O que é importante saber; Até onde as pesquisas podem influenciar os eleitores?; Qual a importância do uso das pesquisas? Quando fazer?
Gerenciamento de Campanhas Eleitorais
Direção de campanhas eleitorais: As fases da campanha eleitoral; Posicionar a candidatura; Cuidados com a imagem do candidato/político (aparência; finanças; roupas, currículo, família); Estruturação de campanhas eleitorais: Como montar? Os cargos e as funções; A chefia de campanha; Coordenação de alianças; Coordenação de materiais e serviços; Coordenação financeira; Conselho político; Os formadores de opinião (empresários, líderes de bairro, amigos, etc…); Calendário; Reserve uma parte do dia para fazer campanha.
Política e imprensa
Os veículos de comunicação de massa: o que funciona nos jornais/revistas (mídia impressa); linguagens e utilização da mídia eletrônica: TV e rádio; a internet e as novas tecnologias comunicacionais; Meios de comunicação alternativos: Rádio Peão; Jornais de bairro; Investigação da vida dos adversários; Rádio e TV no horário eleitoral gratuito.
Candidato/Governante versus imprensa: Como manter o bom relacionamento?; Conhecer os veículos; Para quem eu falo?; O Político e a opinião pública; A voz do povo é a voz de Deus?; Quais são as bandeiras eleitorais?
Estratégia eleitoral: Pautar a campanha; A primeira impressão é a que fica; Identificar-se com os eleitores; O que é melhor: propor soluções ou atacar o adversário?; Não mentir, mas também não contar toda a verdade; Como defender-se de um ataque?; Esconda suas reais intenções.
Pequenos/Grandes erros de campanha
Erros que derrubam qualquer candidato durante o processo eleitoral; Erros que prejudicam governantes em qualquer esfera pública; O que fazer para não cometê-los? E se cometê-los: existem soluções?
Marketing Político
Como estruturar um departamento de comunicação
Secretário/Diretor, Imprensa, Publicidade/Propaganda, Mobilização e realização de eventos; O marketing político permanente; A comunicação com os munícipes através dos impressos, rádio, TV e internet.
A relação entre governantes/jornalistas e a comunicação política eficiente
Os principais tipos de jornalistas; Como falar com profissionais da imprensa escrita, do rádio e da TV; A relação pós-entrevista com o repórter; A expressão corporal e vocal durante as entrevistas; O vocabulário: formas corretas e incorretas; Técnicas de oratória (discursos planejados e improvisados);
Para pagamento:
No Sindicato: Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja, de segunda à sexta, das 9h00 às 12h00 ou das 13h15 às 17h45
ou depósito bancário: Santander – Agência 0083 – Conta Corrente 13.001.669/9
Favorecido: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo,
CNPJ 62.584.230/0001-00
Importante: Enviar o comprovante para cursos@sjsp.org.br ou para o fax (11) 3217 6299 ramal 6240.
Atenção: Optando pelo pagamento parcelado, entregar os cheques pré-datados no 1o. dia de aula.
Outras formas e datas para pagamento, consulte o Departamento de Formação.
ACEITAMOS CARTÃO DE CRÉDITO: Consulte o Departamento de Formação.
CERTIFICADOS: Os certificados, expedidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, serão fornecidos após a freqüência em, no mínimo, 70% das aulas.
Atenção: Em caso de desistência:
– antes do início do curso: ressarcimento de 85% do valor pago;
– após o início do curso e com até 50% de aulas já ministradas: 50% do valor do curso;
– com mais de 50% das aulas ministradas: não haverá ressarcimento.