Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalismo e Marketing Político

Tipo

Público alvo

Carga horária

Incrições

Início

Valor

Link para inscrição


cursos2

 

 

PREPARAÇÃO DE CANDIDATOS E ASSESSORES – 20h/aulas

Dias das aulas: 26 de julho, 02, 09, 16 e  23 de agosto

Horário: sábados, das 13h30 às 17h30

Vagas: 25

Local do curso: Ação Educativa, Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque (a 15 minutos do metrô Santa Cecília)

Os interessados deverão encaminhar e-mail para cursos@sjsp.org.br

solicitando a pré-inscrição. No e-mail deverá constar nome completo, data de nascimento, formação (curso, faculdade e ano que se formou), MTb e telefones para contato

Os estudantes deverão informar o curso, instituição e período/semestre que estão cursando

 

A pré-inscrição garante a vaga até 21/07/2014, último dia para pagamento.

Valores:

Para jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados

R$ 230,00 à vista ou em até 3 parcelas

Para jornalistas não sindicalizados e estudantes de Jornalismo não pré-sindicalizados:

R$ 300,00 à vista ou em até 3 parcelas

 

ATENÇÃO
Os que já participaram dos cursos (EXCETO das atividades gratuitas: seminários, cursos e palestras) têm direito a desconto, consulte a tabela com o Departamento de Formação

Docentes: Moisés Barel, jornalista e mestre em Comunicação pela Metodista-SP. Professor dos cursos de Comunicação Social da Universidade São Judas e da Fiam-Faam/FMU. Passagens por rádios de São Paulo e do interior paulista. Co-autor dos livros Comunicação Política (Univ. do Porto: 2006), Marketing Político: do comício à internet (Abcop: 2007), Opinião Pública e Marketing Político (Unesp: 2007) e No Espaço Cênico da Propaganda Política (Papel Brasil: 2011). Membro do Conselho Editorial da revista Politicom, especializada em marketing político.

Moacir Assunção – Repórter de Política dos jornais O Estado de S.Paulo, Diário Popular (atual Diário de S.Paulo) e Jornal de Brasília durante 20 anos. Mestre em História Social pela PUC-SP, professor das universidades São Judas Tadeu e FMU-FiAMM e autor dos livros Ficha Limpa, a lei da cidadania (Realejo Edições, 2010), Os homens que mataram o facínora – a história dos grandes inimigos de Lampião (Record, 2007), Luiz Carlos Prestes, um revolucionário brasileiro (Lazuli, 2008) e Nem heróis nem vilões (Record 2012).

Marketing Eleitoral

Introdução

O que é marketing? Marketing Político; Propaganda Política; Marketing Eleitoral; Propaganda Eleitoral e Imagem Pública.

Leis e técnicas da Propaganda Política

Lei da Simplificação e do Inimigo Único; Lei da Ampliação e da Desfiguração; Lei de Orquestração; Lei de Transfusão; Lei de Unanimidade e de Contágio; Contrapropaganda. Propaganda nazista – a modernização começou com eles.

O voto no Brasil

Breve história do voto no Brasil; Conheça o eleitor: Como ele vota? Como se informa? Como decide seu voto? Fatores de motivação; A urna eletrônica: como votar;

Tipos de campanha

Diferenças entre campanhas majoritárias e proporcionais; Estruturas das campanhas; Objetivos das diferentes campanhas; Conheça o cargo que você quer ocupar;

Planejamento

O planejamento estratégico nas campanhas eleitorais; posicionamento estratégico (que lugar o candidato deve ocupar na mente do eleitor); Pense antecipadamente no posicionamento (desde já).

Pesquisas eleitorais

Tipos de pesquisa (pesquisas qualitativas; pesquisas quantitativas); Origens das Pesquisas; O que é importante saber; Até onde as pesquisas podem influenciar os eleitores?; Qual a importância do uso das pesquisas? Quando fazer?

Gerenciamento de Campanhas Eleitorais

Direção de campanhas eleitorais: As fases da campanha eleitoral; Posicionar a candidatura; Cuidados com a imagem do candidato/político (aparência; finanças; roupas, currículo, família); Estruturação de campanhas eleitorais: Como montar? Os cargos e as funções; A chefia de campanha; Coordenação de alianças; Coordenação de materiais e serviços; Coordenação financeira; Conselho político; Os formadores de opinião (empresários, líderes de bairro, amigos, etc…); Calendário; Reserve uma parte do dia para fazer campanha.

Política e imprensa

Os veículos de comunicação de massa: o que funciona nos jornais/revistas (mídia impressa); linguagens e utilização da mídia eletrônica: TV e rádio; a internet e as novas tecnologias comunicacionais; Meios de comunicação alternativos: Rádio Peão; Jornais de bairro; Investigação da vida dos adversários; Rádio e TV no horário eleitoral gratuito.

Candidato/Governante versus imprensa: Como manter o bom relacionamento?; Conhecer os veículos; Para quem eu falo?; O Político e a opinião pública; A voz do povo é a voz de Deus?; Quais são as bandeiras eleitorais?

Estratégia eleitoral: Pautar a campanha; A primeira impressão é a que fica; Identificar-se com os eleitores; O que é melhor: propor soluções ou atacar o adversário?; Não mentir, mas também não contar toda a verdade; Como defender-se de um ataque?; Esconda suas reais intenções.

Pequenos/Grandes erros de campanha

Erros que derrubam qualquer candidato durante o processo eleitoral; Erros que prejudicam governantes em qualquer esfera pública; O que fazer para não cometê-los? E se cometê-los: existem soluções?

Marketing Político

Como estruturar um departamento de comunicação

Secretário/Diretor, Imprensa, Publicidade/Propaganda, Mobilização e realização de eventos; O marketing político permanente; A comunicação com os munícipes através dos impressos, rádio, TV e internet.

A relação entre governantes/jornalistas e a comunicação política eficiente

Os principais tipos de jornalistas; Como falar com profissionais da imprensa escrita, do rádio e da TV; A relação pós-entrevista com o repórter; A expressão corporal e vocal durante as entrevistas; O vocabulário: formas corretas e incorretas; Técnicas de oratória (discursos planejados e improvisados);


Para pagamento:

No Sindicato: Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja, de segunda à sexta, das 9h00 às 12h00 ou das 13h15 às 17h45

ou depósito bancário: Santander – Agência 0083 – Conta Corrente 13.001.669/9

Favorecido: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo,

CNPJ 62.584.230/0001-00

Importante: Enviar o comprovante para cursos@sjsp.org.br ou para o fax (11) 3217 6299 ramal 6240.

Atenção: Optando pelo pagamento parcelado, entregar os cheques pré-datados no 1o. dia de aula.

Outras formas e datas para pagamento, consulte o Departamento de Formação.

ACEITAMOS CARTÃO DE CRÉDITO: Consulte o Departamento de Formação.

CERTIFICADOS: Os certificados, expedidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, serão fornecidos após a freqüência em, no mínimo, 70% das aulas.

Atenção: Em caso de desistência:

–     antes do início do curso: ressarcimento de 85% do valor pago;

–     após o início do curso e com até 50% de aulas já ministradas: 50% do valor do curso;

–     com mais de 50% das aulas ministradas: não haverá ressarcimento.

também estão com matrículas abertas

Pular para o conteúdo