Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

JORNALISMO AUTOMOTIVO

Tipo

Público alvo

Carga horária

Incrições

Início

Valor

Link para inscrição


Sábado, 25 de março de 2017, das 9h00 às 18h00

Docente: Sérgio Quintanilha, Redator-Chefe da Motor Show (revista e site)

A proposta do curso é mostrar como o automóvel – considerado “o objeto sublime” pelo filósofo Jean Baudrillard em sua obra O Sistema dos Objetos – deve ser tratado em uma reportagem de mídia especializada. Como são feitos os testes? É preciso ser piloto ou engenheiro para avaliar um carro? Quais são os critérios corretos para um teste comparativo? Com exemplos e exercícios, o curso mostra os caminhos para se tornar um jornalista automotivo de sucesso e independente.

Vagas: 20

Dia da aula: 25 de março de 2017, sábado

Horário: 9h00 às 18h00, com intervalo de 1 hora para almoço

Local do curso: Auditório Vladimir Herzog, sede do Sindicato

Para inscrição: encaminhar para cursos@sjsp.org.br

os sindicalizados, pré-sindicalizados e os que já fizeram cursos no Sindicato: nome completo, empresa onde trabalha, função e telefones para contato

Os demais: informar  nome completo, data de nascimento, formação (curso, faculdade e ano que se formou), MTb, empresa onde trabalha, função e telefones para contato

Os estudantes deverão informar o curso, instituição e período/semestre que estão cursando, empresa onde trabalha, função e telefones para contato

Valores:

Para sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados:

R$ 160,00 à vista ou 2 de R$ 80,00 no cartão de crédito

OU R$ 200,00 em 3 ou 4 parcelas no cartão de crédito

Desconto de 20% para os que já fizeram cursos no Sindicato (exceto os gratuitos)

Não sindicalizados:

Ou R$ 240,00 à vista ou 2 de R$ 120,00 no cartão de crédito

Ou R$ 300,00 em 3 ou 4 parcelas no cartão de crédito

Descontos de 10% para os não sindicalizados que já fizeram cursos no Sindicato (exceto os gratuitos)

 

APRESENTAÇÃO

Apesar de ser uma máquina, o carro é quase um personagem vivo para seus fãs, pois neles desperta grandes paixões. Entenda como os jornalistas especializados se relacionam com os automóveis, com os fabricantes, com os aficionados e com os consumidores num dos nichos que mais crescem dentro da especialização, tanto nas novas mídias como nas tradicionais.

JUSTIFICATIVA

Além do espaço tradicional nas revistas especializadas, em dezenas de cadernos de jornais, em programas de rádio e de televisão, o automóvel hoje aparece com frequência diária em todos os grandes portais da internet. É cada vez maior o número de sites independentes e de blogs sobre o assunto. No último Salão do Automóvel, mais de 1.000 jornalistas pediram credenciamento para a cobertura. Cerca de 650 foram credenciados. O curso é importante não apenas para jovens jornalistas que já atuam no setor como para aqueles que desejam conhecer mais a fundo o jornalismo automotivo e suas diferentes ramificações. Também pode ser útil para profissionais da própria indústria automobilística ou de empresas que prestam serviços ligados a automóveis, pois traça um painel completo da importância do automóvel em nossa sociedade.

EMENTA

Conceitos sobre o jornalismo automotivo. O automóvel e as principais características da indústria. Os tipos de testes de automóveis. As novas mídias. Olhar crítico sobre o próprio trabalho. Posicionamento editorial. Analisando um carro de forma objetiva.

PROGRAMA DE AULA – CONTEÚDO

Período: 8 horas/aula

HISTÓRIA DO AUTOMÓVEL

· Que nota nós damos para nossos próprios carros?

· A evolução dos carros.

· Carros que fizeram história.

CULTURA DO AUTOMÓVEL

· O que é Taylorismo.

· O que é Fordismo.

· O que é Toyotismo.

· Por que o automóvel é o objeto sublime.

· Status versus utilidade.

· O carro como extensão da própria casa.

· As corridas de automóveis.

TÉCNICA E DINÂMICA DO AUTOMÓVEL

· Motor e câmbio.

· A importância dos pneus.

· Os limites do carro, da pista e do motorista.

· Conforto versus esportividade.

· Carro híbrido versus carro elétrico

· Carro a hidrogênio.

TESTES, IMPRESSÕES AO DIRIGIR E COMPARATIVOS

· Testes de pista.

· Testes na estrada.

· Avaliação no dia-a-dia.

· Teste comparativo.

· Como dar notas para um carro de forma objetiva.

TEXTO E EDIÇÃO DE REVISTA, JORNAL E SITE

· Análise de capas.

· Análise de matérias.

· Fotografia automotiva.

· Site, um aliado ou um concorrente?

· Linguagem técnica jornalística.

· Blogs. Por que é preciso olhar para eles sem preconceito.

· Posicionamento editorial.

· Glossário da indústria automobilística.

· Como analisar um carro (versões, história, técnica, equipamentos, dinâmica e mercado)

MERCADO E INDÚSTRIA

· As grandes marcas.

· Mercado brasileiro.

também estão com matrículas abertas

Pular para o conteúdo