Período: 10 a 26 de julho de 2012, das 19h15 às 22h15
(segundas, terças, quartas e quintas)
Quem pode participar: profissionais que atuam ou pretendem atuar em Assessoria de Imprensa/Comunicação e estudantes de Jornalismo
Dias das aulas: 10, 11, 12, 16, 17, 18, 19, 23, 24, 25 e 26 de julho
Horário: 19h15 às 22h15
Vagas: 30
Local do curso: Ação Educativa, Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque
(a 15 minutos da estação SANTA CECÍLIA do metrô)
Os interessados deverão encaminhar e-mail para cursos@sjsp.org.br solicitando a pré-inscrição.
No e-mail deverá constar nome completo, formação (curso, faculdade e ano que se formou), número do MTb (se possuir), empresa onde trabalha, função e telefones para contato
A pré-inscrição garante a vaga até 06/07/2012, último dia para pagamento.
Valores:
Para jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados
R$ 250,00 à vista ou em 3 parcelas (a primeira de R$ 90,00 e duas de R$ 80,00)
Para jornalistas e estudantes de Jornalismo não sindicalizados
R$ 380,00 à vista ou em 3 parcelas (a primeira de R$ 150,00 e duas de R$ 115,00)
ATENÇÃO
Os que já participaram dos cursos (EXCETO das atividades gratuitas: seminários, cursos e palestras) têm direito a desconto, consulte a tabela com o Departamento de Formação
O curso contempla as atividades essenciais de Assessoria de Imprensa e suas ramificações como relacionamento com os veículos, planejamento, gestão de crise, mídia training, avaliação de resultados, comunicação interna e empreendedorismo (para aqueles interessados em abrir sua própria agência ou atuar como freelancer atendendo diretamente seus cientes)
Em um único curso, o participante tem a oportunidade de conhecer das rotinas mais comuns em assessoria de imprensa às práticas mais inovadoras adotadas para conquistar espaço na mídia e reputação junto aos formadores de opinião.
Para os estudantes e profissionais que estão iniciando na área, o curso possibilita conhecer as práticas do dia-a-dia. Para quem já atua na área, o curso propõe novas atividades para otimizar os resultados junto aos assessorados e estimula uma ampla discussão para reflexão e reciclagem dos conhecimentos.
Objetivos
- Capacitar os participantes para atuarem em Assessoria de Imprensa/Assessoria de Comunicação, seja em agências ou departamentos de instituições públicas ou privadas ou atendendo seus próprios clientes (sejam empresas, profissionais liberais, artistas, entidades do terceiro setor etc).
- Oferecer conceitos modernos de Assessoria de Imprensa, posicionando estrategicamente a atividade envolvendo a necessidade de planejamento, conquista de metas e avaliação de resultados.
- Discutir o perfil do profissional, formação e pré-requisitos exigidos pelas empresas e agências.
- Apresentar as atividades do dia-a-dia do profissional, discutir a relação do assessor de imprensa com o cliente e com o jornalista de veículo.
- Apresentar os instrumentos utilizados para contatar os profissionais de veículos e difundir informações sobre o assessorado.
- Oferecer subsídios para que os participantes possam desenvolver planos de gestão de crises e saibam como proceder durante situações que comprometam a imagem de seus assessorados.
- Possibilitar o treinamento de seus assessorados para um melhor desempenho junto à Imprensa (mídia training).
- Oferecer subsídios para que os participantes desenvolvam um plano de Assessoria de Imprensa/Assessoria de Comunicação para seus clientes.
- Oferecer recursos para avaliação de resultados, fidelização de clientes e prospecção para quem pretende atuar como autônomo ou abrindo sua própria empresa.
Walmir de Medeiros Lima
Jornalista formado pela UMESP, trabalhou em veículos cobrindo Variedades e Cultura. Migrou para a área de Comunicação Empresarial na qual se especializou exercendo cargos executivos em agências e em empresas de diferentes segmentos e portes. Desenvolveu projetos para SIEEESP, Quality Sistemas e Tecnologia, PCD Tecnologia, ABRE, Viva Melhor, ANAB-Brasil, Grupo Fenícia, Universidade Bandeirantes de São Paulo, Faculdade e Colégio Albert Einstein, Transpetro (Sistema Petrobrás), Rhodia, Leite Martinhos Advogados Associados entre outras organizações. Lecionou na Universidade Metodista de São Paulo, Universidade de Guarulhos, Senac e Unice(CE). Atualmente, integra a ACM Comunicação.
Para pagamento:
No Sindicato: Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja, de segunda à sexta, das 9h15 às 11h45 ou das 13h15 às 17h45
ou depósito bancário: Santander – Agência 0083 – Conta Corrente 13.001.669/9
Favorecido: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo,
CNPJ 62.584.230/0001-00
Importante: Enviar o comprovante para cursos@sjsp.org.br ou para o fax (11) 3217 6299 ramal 6240
Atenção: Optando pelo pagamento parcelado, entregar os cheques pré-datados no 1o. dia de aula.
Outras formas e datas para pagamento, consulte o Departamento de Formação.
ACEITAMOS CARTÃO DE CRÉDITO. Consulte o Departamento de Formação
CERTIFICADOS: Os certificados, expedidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, serão fornecidos após a freqüência em, no mínimo, 70% das aulas.
Atenção:
– antes do início do curso: ressarcimento de 85% do valor pago;
– após o início do curso e com até 50% de aulas já ministradas: 50% do valor do curso;
– com mais de 50% das aulas ministradas: não haverá ressarcimento.