Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

ASSESSORIA DE IMPRENSA E MEDIA TRAINING – 27h/aula

Tipo

Público alvo

Carga horária

Incrições

Início

Valor

Link para inscrição

Período: 13 a 29 de agosto de 2013, das 19h30 às 22h30

Quem pode participar: Jornalistas, estudantes de Comunicação e profissionais que atuam na área

Dias das aulas: 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de agosto, às terças, quartas e quintas

Vagas: 30

Local: Ação Educativa, Rua General Jardim, 660 (a 15 minutos do metrô Santa Cecília, próximo ao Mackenzie da Rua Itambé)

Os interessados deverão encaminhar e-mail para cursos@sjsp.org.br

solicitando a pré-inscrição. No e-mail deverá constar nome completo, formação (curso, faculdade e ano que se formou), data de nascimento, MTb (se possuir), empresa onde trabalha, função e telefones para contato.

Os estudantes deverão informar nome completo, data de nascimento, a faculdade, o curso e o período/semestre que estão cursando, empresa onde trabalha, função e telefones para contato.

 

A pré-inscrição garante a vaga até 09/08/2013,

último dia para pagamento.

Valores:

Para jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados

R$ 250,00 à vista ou 3 parcelas (a primeira de R$ 90,00 e duas de R$ 80,00)

 

Para jornalistas e estudantes de Jornalismo não sindicalizados

R$ 380,00 à vista ou em 3 parcelas (a primeira de R$ 150,00 e duas de R$ 115,00)

 

ATENÇÃO
Os que já participaram dos cursos (EXCETO das atividades gratuitas: seminários, cursos e palestras) têm direito a desconto, consulte a tabela com o Departamento de Formação

 

Objetivo do curso:

Levar aos participantes as mais importantes táticas do trabalho de Assessoria de Imprensa, ou seja, o ‘ataque’, quando a Assessoria investe na mídia, em busca de espaços, divulgação e consolidação da imagem institucional do assessorado. De outro lado, estudar a posição de ‘defesa’, quando a Assessoria cumpre a tarefa de atendimento à imprensa, inclusive nos cenários de crise. Não escapam ao curso uma visão sobre a preparação das fontes de entrevistas, bem como o estudo das ferramentas de comunicação que irrigam o dia-a-dia de uma moderna assessoria.

 

Programa:

  Notícia: matéria-prima da assessoria de imprensa

  Estrutura de funcionamento de uma assessoria

  O dia-a-dia de uma assessoria modelo

  Como montar um press-release

  Como prospectar e abrir espaços na imprensa

  Jogo da Entrevista e Atendimento à Imprensa

  A arte de acompanhar entrevistas

  Plano de Comunicação Integrada

  A cultura organizacional

  Comunicação interna

  Os canais internos e externos de divulgação

  Palestra com assessores convidados

  Media Training: a preparação das fontes de entrevistas

  Gerenciamento de Crises de Comunicação

 

Docente:

GILBERTO LORENZON é jornalista e mestre na Pós-Graduação da Uninove onde leciona Comunicação Organizacional, Gestão de Crises, Assessoria de Imprensa e Media Training, no curso de Comunicação Empresarial e Institucional. Também leciona Assessoria de Imprensa no Senac São Paulo e ministra Media Training para organizações do terceiro setor filiadas ao IPAZ – International Peace Agency, instituição ligada à Unesco.

Deu aulas na Cásper Líbero na equipe de Gaudêncio Torquato e Edvaldo Pereira Lima. Fez parte do júri do 31º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Foi assessor de imprensa da CET – Cia. de Engenharia de Tráfego, de São Paulo, e da CPTM – Cia. Paulista de Trens Metropolitanos, do governo de São Paulo. Com Alberto Mawakdiye, escreveu o ‘Manual de Assessoria de Imprensa’, pela Editora Mantiqueira. O livro tornou-se referência em universidades e em redações de empresas públicas e privadas.

BIBLIOGRAFIA

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo, 2000.

DUARTE, Jorge. Assessoria De Imprensa E Relacionamento Com A Mídia. Barueri: Manole, 2003. 

 LORENZON, Gilberto; MAWAKDIYE, Alberto. Manual De Assessoria De Imprensa. São Paulo. Editora Mantiqueira, 2003. 

NASSAR, Paulo (org). Comunicação Interna: a força das empresas (Vol 1). São Paulo: Aberje, 2003.

NOGUEIRA, Nemércio. Media Training. São Paulo. Cultura Editores Associados, 1999. 

 ROSA, Mario. A Síndrome De Aquiles – Como lidar Com As Crises De Imagem. São Paulo. Editora Gente, 2001. 

TORQUATO, Gaudêncio. Tratado De Comunicação Organizacional e Política. São Paulo. Thomson. 2004.

PARA PAGAMENTO:

No Sindicato: Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja, de segunda à sexta, das 9h15 às 12h00 ou das 13h15 às 16h00

ou depósito bancário:

Santander – Agência 0083 – Conta Corrente 13.001.669/9

Favorecido: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo,

CNPJ 62.584.230/0001-00

 

Importante: Enviar o comprovante para cursos@sjsp.org.br ou para o fax (11) 3217 6299 ramal 6240

Atenção: Optando pelo pagamento parcelado, entregar os cheques pré-datados no 1o. dia de aula.

Não trabalhamos com boleto bancário e cartão de crédito.

Outras formas e datas para pagamento, consulte o Departamento de Formação.

 

PAGAMENTOS COM CARTÃO DE CRÉDITO: CONSULTE O DEPARTAMENTO DE FORMAÇAO

CERTIFICADOS: Os certificados, expedidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo,  serão fornecidos após a freqüência em, no mínimo, 70% das aulas.

 

Atenção: Em caso de desistência:

–     antes do início do curso: ressarcimento de 85% do valor pago;

–     após o início do curso e com até 50% de aulas já ministradas: 50% do valor do curso;

–     com mais de 50% das aulas ministradas: não haverá ressarcimento.  

 

também estão com matrículas abertas

Pular para o conteúdo