Período: 13 a 29 de agosto de 2013, das 19h30 às 22h30
Quem pode participar: Jornalistas, estudantes de Comunicação e profissionais que atuam na área
Dias das aulas: 13, 14, 15, 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de agosto, às terças, quartas e quintas
Vagas: 30
Local: Ação Educativa, Rua General Jardim, 660 (a 15 minutos do metrô Santa Cecília, próximo ao Mackenzie da Rua Itambé)
Os interessados deverão encaminhar e-mail para cursos@sjsp.org.br
solicitando a pré-inscrição. No e-mail deverá constar nome completo, formação (curso, faculdade e ano que se formou), data de nascimento, MTb (se possuir), empresa onde trabalha, função e telefones para contato.
Os estudantes deverão informar nome completo, data de nascimento, a faculdade, o curso e o período/semestre que estão cursando, empresa onde trabalha, função e telefones para contato.
A pré-inscrição garante a vaga até 09/08/2013,
último dia para pagamento.
Valores:
Para jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados
R$ 250,00 à vista ou 3 parcelas (a primeira de R$ 90,00 e duas de R$ 80,00)
Para jornalistas e estudantes de Jornalismo não sindicalizados
R$ 380,00 à vista ou em 3 parcelas (a primeira de R$ 150,00 e duas de R$ 115,00)
ATENÇÃO
Os que já participaram dos cursos (EXCETO das atividades gratuitas: seminários, cursos e palestras) têm direito a desconto, consulte a tabela com o Departamento de Formação
Objetivo do curso:
Levar aos participantes as mais importantes táticas do trabalho de Assessoria de Imprensa, ou seja, o ‘ataque’, quando a Assessoria investe na mídia, em busca de espaços, divulgação e consolidação da imagem institucional do assessorado. De outro lado, estudar a posição de ‘defesa’, quando a Assessoria cumpre a tarefa de atendimento à imprensa, inclusive nos cenários de crise. Não escapam ao curso uma visão sobre a preparação das fontes de entrevistas, bem como o estudo das ferramentas de comunicação que irrigam o dia-a-dia de uma moderna assessoria.
Programa:
Notícia: matéria-prima da assessoria de imprensa
Estrutura de funcionamento de uma assessoria
O dia-a-dia de uma assessoria modelo
Jogo da Entrevista e Atendimento à Imprensa
A arte de acompanhar entrevistas
Plano de Comunicação Integrada
A cultura organizacional
Comunicação interna
Os canais internos e externos de divulgação
Palestra com assessores convidados
Media Training: a preparação das fontes de entrevistas
Gerenciamento de Crises de Comunicação
Docente:
GILBERTO LORENZON é jornalista e mestre na Pós-Graduação da Uninove onde leciona Comunicação Organizacional, Gestão de Crises, Assessoria de Imprensa e Media Training, no curso de Comunicação Empresarial e Institucional. Também leciona Assessoria de Imprensa no Senac São Paulo e ministra Media Training para organizações do terceiro setor filiadas ao IPAZ – International Peace Agency, instituição ligada à Unesco.
Deu aulas na Cásper Líbero na equipe de Gaudêncio Torquato e Edvaldo Pereira Lima. Fez parte do júri do 31º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Foi assessor de imprensa da CET – Cia. de Engenharia de Tráfego, de São Paulo, e da CPTM – Cia. Paulista de Trens Metropolitanos, do governo de São Paulo. Com Alberto Mawakdiye, escreveu o ‘Manual de Assessoria de Imprensa’, pela Editora Mantiqueira. O livro tornou-se referência em universidades e em redações de empresas públicas e privadas.
BIBLIOGRAFIA
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo, 2000.
DUARTE, Jorge. Assessoria De Imprensa E Relacionamento Com A Mídia. Barueri: Manole, 2003.
LORENZON, Gilberto; MAWAKDIYE, Alberto. Manual De Assessoria De Imprensa. São Paulo. Editora Mantiqueira, 2003.
NASSAR, Paulo (org). Comunicação Interna: a força das empresas (Vol 1). São Paulo: Aberje, 2003.
NOGUEIRA, Nemércio. Media Training. São Paulo. Cultura Editores Associados, 1999.
ROSA, Mario. A Síndrome De Aquiles – Como lidar Com As Crises De Imagem. São Paulo. Editora Gente, 2001.
TORQUATO, Gaudêncio. Tratado De Comunicação Organizacional e Política. São Paulo. Thomson. 2004.
PARA PAGAMENTO:
No Sindicato: Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja, de segunda à sexta, das 9h15 às 12h00 ou das 13h15 às 16h00
ou depósito bancário:
Santander – Agência 0083 – Conta Corrente 13.001.669/9
Favorecido: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo,
CNPJ 62.584.230/0001-00
Importante: Enviar o comprovante para cursos@sjsp.org.br ou para o fax (11) 3217 6299 ramal 6240
Atenção: Optando pelo pagamento parcelado, entregar os cheques pré-datados no 1o. dia de aula.
Não trabalhamos com boleto bancário e cartão de crédito.
Outras formas e datas para pagamento, consulte o Departamento de Formação.
PAGAMENTOS COM CARTÃO DE CRÉDITO: CONSULTE O DEPARTAMENTO DE FORMAÇAO
CERTIFICADOS: Os certificados, expedidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, serão fornecidos após a freqüência em, no mínimo, 70% das aulas.
Atenção: Em caso de desistência:
– antes do início do curso: ressarcimento de 85% do valor pago;
– após o início do curso e com até 50% de aulas já ministradas: 50% do valor do curso;
– com mais de 50% das aulas ministradas: não haverá ressarcimento.