Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Livro de direitos humanos retrata retrocessos

Livro de direitos humanos retrata retrocessos pós-golpe; lançamento é nesta terça (5)

A Rede Social de Justiça e Direitos Humanos lança, na próxima terça-feira (5), a 18ª edição do Livro Direitos Humanos no Brasil. A publicação conta com uma série de artigos sobre direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

A jornalista Daniela Stefano é uma das organizadoras. Ela que alerta que, neste ano, a publicação traz um registro dos resultados do golpe sofrido no Brasil após a saída de Dilma Rousseff da Presidência do país. “O que a maioria dos artigos trata é um descaso total do governo golpista de Michel Temer com a situação dos direitos humanos”, disse.

A documentação é realizada desde os anos 2000. Participam dela diversos autores que têm amplo trabalho de ativismo nos temas de saúde, trabalho, acesso à terra, imigração.  Além disso, de acordo com Stefano, é um trabalho constante garantir o protagonismo de algumas falas na publicação.

Ela cita como exemplo o artigo que aborda a importância do estado laico, de autoria da Neon Cunha, mulher trans negra; e outro sobre ensino superior, assinado pelo coletivo Levante Indígena.

Outro autor é Guilherme Delgado. Seu artigo intitulado de “Terra, trabalho e dinheiro: qual é o sentido da des(regulação) ora em curso” abre a publicação. Pesquisador e membro da Associação Brasileira de Reforma Agrária, Delgado avaliou mudanças na legislação no governo Temer.  

“O processo de desconstrução dos direitos sociais ligados à terra e ao trabalho. Tudo isso a serviço da acumulação do capital financeiro”, pontuou. Delgado acredita também que o relatório é importante instrumento de denúncia da violação dos direitos humanos que vem ocorrendo no Brasil. 

O lançamento da publicação ocorre no SESC Bom Retiro, no centro da cidade de São Paulo (SP), e conta com a apresentação cultural do bloco afro Ilú Obá De Min.

Serviço
“Direitos Humanos no Brasil 2017” – 18ª Edição
Dia: 5 de dezembro de 2017 (terça-feira) – 18h
Local: SESC Bom Retiro
Endereço: Alameda Nothmann, 185- Bom Retiro – São Paulo-SP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo