O livro “1917-2017 – 100 Anos de Greve Geral – Passado ou Futuro?” será lançado nesta sexta-feira (15), às 18h30, na sede da CUT, no bairro do Brás, centro da capital paulista.
Escrita pelo jornalista Isaías Dalle, a publicação rememora – e comemora – o centenário da primeira greve geral fabril ocorrida no País, em julho de 1917, e registra a organização e a realização das greves gerais deste ano de 2017.
No ano do centenário da mobilização operária que reivindicava, entre outros direitos, o de sindicalização, jornada de oito horas semanais e proibição do trabalho infantil no período noturno, um governo golpista consegue aprovar uma legislação trabalhista que representa um retrocesso de, pelo menos, 100 anos.
Por isso, uma das propostas do livro é fazer a transição entre aquele período heróico inaugural e o momento que vivemos atualmente. A outra é convidar o leitor e a leitora a um debate já em curso: como o movimento dos trabalhadores e trabalhadoras organizados vai fazer frente aos ataques sofridos? Passado ou futuro?
Lançamento do livro “1917-2017. 100 Anos de Greve Geral – Passado ou Futuro?”
Haverá debate com o autor e sessão de autógrafos
Quando: 15 de dezembro (sexta-feira), a partir das 18h30
Onde: Sede nacional da CUT
Rua Caetano Pinto, 575, bairro do Brás, SP