Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas na Greve Geral contra a reforma previdenciária

Jornalistas na Greve Geral contra a reforma previdenciária

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) está engajado na mobilização nacional desta segunda-feira (19) e participa da Jornada de Luta contra a Reforma da Previdência. As ações para a Greve Geral contra as mudanças na aposentadoria foram debatidas em assembleia realizada nesta sexta (16), na sede do SJSP, no centro da capital paulista. 

Neste 19 de fevereiro, os dirigentes do SJSP fazem panfletagem nas principais empresas de comunicação ao longo do dia, começando a partir das 9h na editora Abril. Também ocorrem visitas às redações, como a do jornal O Estado de S.Paulo, onde os sindicalistas dialogam com a categoria a partir das 15h. Estão previstas, ainda, mobilizações no interior e litoral. 

Organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e pelas demais centrais, o movimento visa barrar a “reforma” previdenciária (PEC 287/2016) que tem votação prevista para ocorrer ainda em fevereiro. Na prática, se aprovada, a PEC 287 vai aumentar o tempo de contribuição e a  idade mínima para aposentadoria sem garantir o pagamento integral do benefício.

Os sindicalistas recordam que os jornalistas já foram penalizados com a perda do direito à aposentadoria especial em 1997, quando Fernando Henrique revogou a Lei 3.529/59 que garantia remuneração integral aos 30 anos de trabalho para os homens e aos 25 anos para as mulheres.  Por isso, é essencial que a categoria participe da luta em defesa da aposentadoria.

Para saber mais sobre como a “reforma” da Previdência vai afetar sua aposentadoria, calcule acessando o “aposentômetro” criado pelo Dieese: http://aposentometro.org.br/

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo