Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas em SP, Rio e DF se unem por salários dignos e marcam 19 de agosto como dia de luta

Jornalistas em SP, Rio e DF se unem por salários dignos e marcam 19 de agosto como dia de luta

“O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem.” João Guimarães Rosa

No correr da vida e de campanhas salariais apertadas e difíceis de negociar, mais de 200 jornalistas de São Paulo, Distrito Federal e do município do Rio de Janeiro se reuniram, na noite desta terça-feira (16), em uma assembleia unificada e inédita para lutar conjuntamente por salários dignos e reposição da inflação nos salários e demais cláusulas econômicas.

A presença de profissionais de diferentes empresas expressa a indignação da categoria com as propostas patronais apresentadas até o momento. Em luta, a categoria se mobilizará em ações unificadas nesta sexta-feira, dia 19 de agosto. Além de vestir roupa preta, diretores das entidades e profissionais se mobilizarão das 13h às 15h nas redes e na porta das empresas.

“Mais uma vez a nossa categoria vem fazendo história. Depois das mobilizações em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, fazemos esse movimento conjunto que é uma expressão muito clara de que todos e todas as jornalistas estão lutando por salários, dignidade e direitos. Essa é uma luta coletiva e os sindicatos apenas representam os trabalhadores que estão com certeza e determinação de que é preciso resistir para conquistar o que é digno e justo. Vamos juntos!”, declarou o presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Thiago Tanji.

Entre as bases reunidas, o caso de São Paulo é o mais grave, uma vez que a data-base dos jornalistas em rádio e TV foi em dezembro de 2021 e a categoria corre contra o tempo para obter o reajuste salarial antes do início da próxima campanha salarial. Apesar das dificuldades, os profissionais demonstram disposição para lutar.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo