Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalista reconquista direito a auxílio-doença

Jornalista reconquista direito a auxílio-doença

Na decisão, a Justiça Federal também garantiu o pagamento retroativo do benefício. Foto: PixabayEm processo contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), acompanhado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), uma jornalista conseguiu reconquistar o direito a auxílio doença que havia sido suspenso em 2015. A decisão é da 9º Vara da Justiça Federal de São Paulo.

A profissional, licenciada do trabalho devido à depressão, teve o benefício cassado pelo INSS após perícia médica, em 20 de maio de 2015. Sem direito à continuidade do auxílio doença, a trabalhadora buscou apoio jurídico do Sindicato.

No processo, um novo laudo foi solicitado pela Justiça e na perícia, realizada em fevereiro por uma psiquiatra, foi diagnosticado “transtorno afetivo bipolar, episódio atual depressivo moderado”, caracterizando a incapacidade temporária de trabalho por seis meses.

Na decisão, a 9º Vara afirma que, por não ter ocorrido a “remissão do quadro depressivo”, o INSS deve reestabelecer o benefício do auxílio-doença para a jornalista retroativamente a maio de 2015, além dos seis meses contados a partir da data da perícia, no último dia 21 de fevereiro.

Ainda segundo a decisão judicial, após o período de afastamento por mais um semestre, a trabalhadora deverá se submeter a uma nova reavaliação médica.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo