Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Interior e Litoral: Plebiscito da Campanha Salarial começa em 27 de julho

Interior e Litoral: Plebiscito da Campanha Salarial começa em 27 de julho


Proposta em votação é de reajuste de 2,5% sobre o piso, salários, vales refeição e alimentação, além da renovação das cláusulas da Convenção Coletiva; votação vai até 3 de agosto


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) realiza plebiscito, de 27 de julho até 3 de agosto, nas redações do interior e litoral, para que os profissionais de jornais e revistas possam votar e decidir se aceitam ou não a contraproposta patronal para a Campanha Salarial 2017-2018.

As negociações chegaram à quarta rodada neste dia 19 e, após a insistência da bancada dos trabalhadores e trabalhadoras, os empresários apresentaram um pequeno avanço nos itens econômicos em relação às rodadas anteriores, quando o reajuste salarial proposto foi apenas de 1,66%.

Para o plebiscito, a contraproposta patronal é de:
1 – Reajuste de 2,5% no piso salarial de 5 horas diárias, nos salários e sobre os vales refeição e alimentação;
2 – Manutenção do mesmo valor para os outros itens da pauta econômica, como a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), hoje no valor de R$ 955,00;
3 – Renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), exceto a cláusula 6ª, alterada definindo multa de 1/90 pelo atraso no pagamento de salários a partir do 11º dia de atraso.

O índice de reajuste que vai a plebiscito é menor que os 3,35% da inflação acumulada desde a data base, em junho de 2016, mas as empresas alegam crise e falta de condições para repor o percentual integralmente.

Para os jornalistas, além do reajuste econômico, o principal avanço é a renovação da CCT, pois, quando as negociações começaram, a primeira proposta das empresas foi a retirada de diversos pontos da convenção, como a exclusão do seguro de vida obrigatório, do pagamento de 40% de adiantamento salarial e da PLR. A tentativa de retirar direitos foi rechaçada de imediato pela categoria e os patrões tiveram que recuar.

Para consultar os trabalhadores a partir da próxima semana, o SJSP está organizando o cronograma do plebiscito junto às empresas, para autorização da entrada dos dirigentes nas redações, e em breve o Sindicato divulgará a agenda dos locais de votação.

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo