Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Globo terá que contratar 150 jornalistas e radialistas

Globo terá que contratar 150 jornalistas e radialistas


Além de uma  multa de R$ 1 milhão, a Globo Comunicações e Participações S/A (Rede Globo) terá que contratar, no Rio de Janeiro, 150 jornalistas e radialistas para suas redações. Este é o  resultado de um acordo firmado entre a empresa e o Ministério Público do Trabalho (MPT), depois de uma investigação que identificou diversas irregularidades trabalhistas no maior veículo de comunicação do País.

A Procuradoria do Trabalho da 1ª Região, após solicitar à Globo cópia do controle de frequência de empregados, encontrou casos de funcionários com expediente de mais de 19 horas e desrespeito ao intervalo mínimo entre expedientes (11 horas) e não concessão do repouso semanal remunerado. “Foi constatado excesso de jornada e que este excesso é habitual, e não extraordinário”, explicou a procuradora Carina Bicalho, do Núcleo de Combate às Fraudes Trabalhistas.

“Nos últimos cinco anos, esta foi a terceira vez que a emissora do Jardim Botânico teve constatadas irregularidades quanto a jornadas de trabalho. Com este acordo na Justiça, a Globo promove nos últimos meses a prática de novas escalas, garantindo folgas aos jornalistas e mais respeito aos intervalos interjornadas. Este ajuste de conduta chegou também no Infoglobo, que edita os impressos da família Marinho”, informou o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo