Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Fotógrafa ganha ação contra o Estadão

Fotógrafa ganha ação contra O Estado de S.Paulo

Após dois anos de condenação pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2-SP), o jornal O Estado de S.Paulo fez um acordo para pagamento de horas extras a partir da sétima hora, de intervalo intrajornada e de adicional noturno a uma fotógrafa que teve esses direitos desrespeitados pela empresa. O processo foi movido com a assistência jurídica do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP).

A Justiça também já havia reconhecido o direito à equivalência salarial e determinado a retificação do registro em carteira da jornalistal, que havia sido promovida como editora assistente de fotografia em 2006. Porém, somente quando estava prestes a ser executado judicialmente é que o Estadão resolveu propor um acordo para pagar, de forma parcelada, o que devia à profissional. 

“No que pertine às diferenças salariais propriamente ditas, a própria testemunha da ré, que sempre laborou com a autora, cuidou de comprovar que depois de um certo tempo como ‘repórter fotográfica’ do jornal, a reclamante passou a ‘fechar’ o jornal, atuando na edição de fotografias”, destaca a juíza Maria Cristina Xavier Ramos di Lascio no acórdão.

As diferenças salariais pagas à jornalista contemplam ainda o pagamento de 13º, férias com um terço, depósitos do Fundo de Garantia acrescidos do adicional de 40% e contribuições previdenciárias.

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo