Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Fake News e regulação das big techs são tema de debate organizado pelo SJSP

Fake News e regulação das big techs são tema de debate organizado pelo SJSP

A proximidade das eleições presidenciais, para governadores e renovação do Congresso Nacional coloca novamente em destaque um debate que tem sido protelado em nosso país: a necessidade de se regular a atividade das gigantes da tecnologia da informação de modo a combater a epidemia de desinformação que afeta, diretamente, o debate político no país.

Este será o tema do debate “Fake News, Big Techs e Eleições 2022” promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo no próximo dia 13 de junho.

Participam do debate o professor da UFABC e pesquisador das redes sociais Sérgio Amadeu; a representante da Coalizão Direitos na Rede, Marina Pita, e o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), relator do PL 2630, que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet.

O evento busca refletir sobre como a estrutura das redes e os modelos de negócios das big techs contribuíram com o fenômeno da desinformação. Ao mesmo tempo, apontar para as possibilidades de regulação da atuação das big techs de modo a assegurar os direitos à liberdade de expressão e de privacidade, especialmente na tramitação do PL 2630.

O PL ficou conhecido como PL das Fake News, mas trata de um leque muito mais amplo do funcionamento das redes, da atuação das grandes empresas de tecnologia e do ecossistema de comunicação. Aprovado pelo Senado em segunda versão e agora sendo revisto pela Câmara dos Deputados na forma de um substitutivo, o projeto busca criar um elenco de obrigações, regras e mecanismos de governança para enfrentar o abuso do poder econômico nas redes e o seu uso como plataformas de desinformação como estratégia política.

O debate será realizado no auditório do SJSP, com transmissão também pelas redes do sindicato.

O Sindicato mantém medidas de restrições relacionadas à pandemia, como redução da capacidade do auditório, exigência do comprovante de vacinação para ingressar no auditório e uso obrigatório de máscara.

Serviço
Debate Fake News, Big Techs e Eleições 2022
13/6 às 19h30
Auditório Vladimir Herzog (Rua Rego Freitas, 530)

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo