Entidades sindicais emitem nota de repúdio pela demissão de músicos da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil

Cultura e Comunicação caminham de mãos dadas. O setor cultural é uma das áreas mais atingidas com a pandemia do Coronavirus. No caso da Jazz Sinfônica, a perda de seis trabalhadores, duas lideranças mulheres que se dedicaram à luta para manter a Orquestra em funcionamento, demonstra enorme insensibilidade. A recolocação no mercado de trabalho, principalmente nessa área de funções muito especializadas, é praticamente impossível neste período. Esses músicos, com histórico de compromisso com a Cultura e principalmente com a Orquestra Jazz Sinfônica Brasil, engrossam agora a fila do desemprego e sofrem a amargura de ter renda e amparo do plano de saúde perdidos, justo neste momento angustiante para toda a classe trabalhadora. Eles não terão sequer direito ao seguro desemprego, como vem ocorrendo com os demitidos da Fundação Padre Anchieta.

Não basta apenas sermos solidários. Precisamos nos indignar. É um acinte vermos nossa cultura sendo dilapidada por quem não tem compromisso com o bem estar social neste país carente de construções artísticas que moldam sua alma.

Os Sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas solicitam a reintegração imediata desses excelentes profissionais, que dedicaram grande parte de sua vida não só à Orquestra Jazz Sinfônica Brasil, mas à arte de encantar as pessoas com sua sensibilidade.

Sindicato dos Radialistas no estado de São Paulo

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no estado de São Paulo