Em 2023, completam-se 50 anos do golpe no Chile, ocorrido em 11 de setembro de 1973, que derrubou o governo democraticamente eleito de Salvador Allende pela coalizão política Unidade Popular. O novo regime, liderado pelo general Augusto Pinochet até 1990, caracterizou-se pela intensa repressão e censura e por causar a morte de mais de três mil pessoas, a tortura de aproximadamente 40 mil e o exílio de milhares de cidadãos chilenos.
O debate contará com a participação de Paulo Cannabrava, jornalista do Diálogos do Sul, João Vicente Goulart, filósofo, Joana Salém, Doutora em História Econômica pela USP e pesquisadora de América Latina Contemporânea, Pedro Pomar, jornalista e membro do SJSP e Gilberto Maringoni, professor de Relações Internacionais na UFABC, com mediação de Vilma Amaro, membro do SJSP.
Organização do Grupo Tortura Nunca Mais SP; ACAT-Brasil e a Ação dos Cristãos para Abolição da Tortura. Apoio: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e Comissão de Justiça e Paz.
Serviço:
50 anos do golpe no Chile: 11/09/1973 – 2023 Homenagem a Salvador Allende
11 de setembro às 19h
Auditório Vladimir Herzog, que fica na Rua Rego Freitas, 530, Sobreloja, Vila Buarque – SP. Próximo ao Metrô República.
Com transmissão ao vivo: youtube.com/@sindicatodosjornalistaspro3807