A Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de São Paulo (Arfoc-SP) elegeu na última segunda-feira,5, a nova diretoria e Conselho Fiscal para biênio 2014/2016. Em eleição disputada “A Chapa 2 – Ação” foi a vencedora do pleito com 51,26% dos votos válidos. Ela obteve 81 votos contra 77 da Chapa 1. A posse executiva deverá acontecer em 13 de maio.
Segundo Rubens Chiri, presidente eleito, a ações serão pensandas pela ótica trabalhista em conjunto com o Sindicato e a Fenaj. “Temos que ser a porta de entrada do Sindicato. As reivindicações que não dizem respeito à Arfoc, que dizem respeito à categoria e que precisem de uma atuação um pouco mais enérgica, será trabalhada em conjunto com o Sindicato. Não dá para pensar numa Arfoc trabalhando distante e descolado do Sindicato.”
O atual presidente da Associação, Inácio Teixeira, que apoiou a Chapa 1, reconheceu a derrota de sua chapa e disse que o resultado das urnas foi soberano e legitimo e que ele continuará “participando com ideias para não deixar a peteca cair”.
Os eleitos
A chapa 2 – Ação possui os seguintes associados: Rubens Chiri, Presidente, José Luis da Conceição, Vice-Presidente; Erivam Moraes de Oliveira, Secretário-Geral; Douglas Mansur, Tesoureiro; Gustavo Scatena, Diretor de Comunicação; Nilton Fukuda, Diretor de Marketing e Cultural; Sérgio Barzaghi, Leonardo Soares de Souza e Levi Bianco, Diretoria de Credenciamento e Direito Autoral; Miguel Schincariol, Luiz Eugenio Lopez Goulart e Rogério Gomes Lorenzoni, Conselho Fiscal; João Rangel, Helvio Romero, Ricardo Aparecido de Lima, Apu Gomes e Orlando da Silva Filho como suplentes.
As propostas
1 – Administrar a ARFOC-SP de maneira dinâmica, eficiente, ética e transparente e a partir daí fazer com que o associado participe mais da vida e das decisões da ARFOC-SP, crescendo de maneira orgânica e fortalecida.
2- Fazer campanha recadastramento dos associados.
3 -Integrar os profissionais do interior, oferecendo possibilidades concretas de participação em todos os sentidos.
4- Realizar Campanhas de Valorização da Profissão, cobrar uma atuação mais efetiva de Comissão de Ética, observar a atuação da Corfep (Comissão de Registro de Fiscalização do Exercício Profissional) junto ao Sindicato.
5 – O site, que é o nosso principal canal de comunicação, terá atualizações semanais.
6 – Banco de freelas – vamos retomar a política de banco de freelas dando visibilidade aos nossos associados interessados e direcionando todo e qualquer pedido de contração de profissionais para essa área do site.
7 – Boletins semanais – retomaremos e o envio de boletins semanais, que há mais de ano não são enviados.
8 – As Redes sociais serão utilizadas também como canais de informação e interação da entidade. Por meio do Facebook, Twiter e o que mais vier, vamos replicar nossos conteúdos bem como conversar com nossos associados. Além disso, sua utilização é uma ferramenta para ganharmos relevância perante a sociedade.
9 – Credenciamentos e direitos autorais – vamos elaborar planos de trabalhos para atuar junto aos organizadores dos grandes eventos esportivos e culturais. Anualmente organizaremos obrigatoriamente encontro para tratar da questão do Direito Autoral.
10 – O projeto de exposição anual será mantido e quem sabe ampliado. Mas daremos um tratamento mais organizado, tentando envolver o maior número de profissionais ligados à ARFOC-SP.
11 – Elaboraremos algumas exposições temáticas, de acordo com a pertinência e as possibilidades financeiras e parcerias. Por exemplo, este ano perdemos a possibilidade de produzir uma mostra com fotos dos “Anos de Chumbo”, com fotos de fotojornalistas que vivenciaram aquele momento e fizeram registros históricos. A ARFOC-SP deve estar antenada e capitanear importantes ações como essa.
12- Buscar patrocínios e parcerias para novas ações culturais, a partir de projetos capazes de atrair as empresas, mas de maneira ética e responsável.
13 – Projeto que existe há mais de 10 anos será retomado de acordo a proposta pensada na sua concepção. Ou seja, além de bate-papos com alguns profissionais, serão intercaladas palestras técnicas, visando contribuir com o aperfeiçoamento profissional dos associados.
14- Organizar eventos socioculturais e esportivos como festas, torneios entre outros para aumentar a integração entre os profissionais e seus familiares.
15 – Conceberemos um calendário com as principais datas referentes à profissão, como dia do Repórter Fotográfico, Dia do Jornalista, Dia da Fotografia entre outros, e de acordo com as possibilidades, criar comemorações ou, ao menos, destinar o dia para fomentar reflexões sobre a profissão.
16- Conjuntamente com o departamento de Comunicação Social, vamos organizar nosso acervo dos mais de 10 anos de FotoRetrospectivas e se possível, deixar o material disponível no site dando sobrevida às fotos e criando um legado para o fotojornalismo.
Com informações da Arfoc-SP. Foto divulgação Chapa 2