Mobilizações pela reintegração de dirigentes do Sindicato dos Jornalistas (SJSP) demitidos arbitrariamente foram intensificadas com as audiências agendadas na Justiça do Trabalho para os próximos dias. Na segunda-feira (7) haverá uma audiência de tentativa de conciliação no caso Sérgio Pais. Na terça, a situação de Sandro Thadeu passa por audiência de instrução.
As demissões dos jornalistas desrespeitam a garantia de emprego prevista aos dirigentes sindicais pela Constituição Federal. São retaliações a atuação do Sindicato em defesa dos direitos da categoria e atacam a livre organização sindical.
Sandro Thadeu, diretor regional do SJSP em Santos, foi demitido em novembro de 2022 pelo Grupo Tribuna, empresa que foi alvo de acusações no Ministério Público do Trabalho (MPT) de descumprir direitos trabalhistas e praticar assédio moral. A dispensa ocorreu em meio à problemática campanha salarial de jornais e revistas do interior e litoral.
Em janeiro deste ano, o jornalista Sérgio Pais, diretor da Comissão de Registro e Fiscalização do Exercício da Profissão (Corfep) do SJSP, foi dispensado de forma caluniosa pela TV Tem. O profissional, que sofria perseguição na empresa por meio de atos de assédio, intimidações e calúnias, foi acusado por suposto furto de um chocolate! O caso chegou à mídia e expos o profissional, causando inúmeros problemas para ele e sua família.
Sandro trabalhou por 14 anos no Grupo Tribuna e Sérgio atuou por 10 anos na TV Tem. A injustiça cometida contra esses profissionais e o desrespeito às garantias constitucionais são um ataque à nossa categoria, ao conjunto do movimento sindical e da classe trabalhadora.
A luta do Sindicato dos Jornalistas, junto a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), é pela reintegração dos dois dirigentes sindicais.
Ato
Uma manifestação de solidariedade em frente ao Fórum do Trabalho de Santos acontecerá às 9h de terça-feira (8), durante a audiência de instrução sobre o caso de Sandro Thadeu. O fórum fica na Rua Braz Cubas, 158/162, Centro.
Mexeu com um, mexeu com todos!