Em reunião com representantes da EBC, os Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do DF, RJ e SP apresentaram críticas ao modelo de avaliação de desempenho iniciado pela empresa e cobram mudanças.
Para os Sindicatos, uma avaliação por um período de três meses não tem condições mínimas de avaliar o desempenho dos trabalhadores. As entidades propõem que a avaliação seja experimental e não seja usada para progressão na carreira em 2026. Assim, a progressão ocorreria apenas por antiguidade, como nos últimos anos.
Os Sindicatos também apresentaram uma série de questões à normativa divulgada pela empresa:
- Falta de transparência em todas as etapas do processo avaliativo;
- Alto peso na avaliação das chefias, que teria peso 7;
- A avaliação dos chefes pelos empregados não teria nenhum valor na nota da chefia;
- A não realização de uma avaliação 360°;
- Ausência de autoavaliação e avaliação pelos pares no processo deste ano;
- Falta de capacitação das chefias para realização da avaliação;
- Ausência de participação de representantes dos trabalhadores no Comitê de Recursos da avaliação.
Os Sindicatos também apresentaram proposta de criação de um Grupo de Trabalho para aprimorar a avaliação de desempenho, que seria implementada entre setembro/26 e agosto/27.
Os Sindicatos reforçaram a existência da cultura de assédio dentro da EBC, que resultou em um processo de perseguições na avaliação de 2022, a única feita nos últimos 13 anos. Para as entidades, deve-se evitar que esse processo se repita nas próximas avaliações.
Caso a empresa insista nesse modelo, os Sindicatos analisarão medidas judiciais para evitar um processo injusto com os trabalhadores.
PCR
Aproveitando o espaço, os sindicatos cobraram informações que atualizem o processo de implantação do PCR. Obtivemos como resposta que até a data de reunião, 12 de fevereiro, a tramitação ainda se encontrava no MGI/SEST.
Acompanhamento do ACT
Foi alinhado com a empresa reunião para tratar cláusulas do ACT que não estão sendo cumpridas. As entidades estão atualizando o levantamento para que seja oficializado à empresa.
Sindicato de Jornalistas do DF, SP e Rio
Sindicato de Radialistas do DF, SP e Rio


