Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Diário da Região de Votuporanga e de Catanduva fecham as portas

Diário da Região de Votuporanga e de Catanduva fecham as portas


 

diario da regio

 

O ano novo começa com más notícias para os jornalistas do interior com o fim das sucursais do jornal Diário da Região em Votuporanga e em Catanduva. Nesta segunda-feira (05), a empresa fechou as portas das redações e dispensou cerca de 20 jornalistas, 10 em cada cidade. O projeto é encerrado antes mesmo de completar um ano de existência.

O SJSP se solidariza com os trabalhadores dispensados, lamenta o ocorrido e protesta contra a ganância empresarial do grupo Diário de Comunicação, que em busca de lucro fácil, encerra dois projetos importantes para a comunidade em tão pouco tempo, deixando assim, de cumprir a função de uma empresa jornalística que, é informar a população.

O anúncio do fim do Diário da Região de Catanduva e do Diário da Região de Votuporanga se deu uma semana depois do Grupo Diário de Comunicação demitir seis jornalistas em sua sede, em São José do Rio Preto. Em Votuporanga, a situação já causava alarde com três jornalistas demitidos há duas semanas.

A até então editora-chefe do Diário da Região de Catanduva, Vania Afonso, confirmou o término das atividades do periódico em sua página no facebook. “Prezados leitores, amigos, colegas de imprensa e demais pessoas com as quais diariamente convivi, comunico que a partir desta data não faço mais parte do Grupo Diário da Região, que encerra suas atividades em Catanduva”.

O Diretor Regional de São José do Rio Preto do SJSP, Harley Pacola, avalia que a situação cria novos problemas para os jornalistas locais. “O jornalismo regional está de luto, porque diminui o mercado de trabalho nas localidades, quem foi demitido do Diário da Região não tem muita opção”.

O Diretor de Base de Votuporanga do Sindicato, José Lançoni, fala das perdas do jornalismo local. “É um prejuízo profissional e jornalístico. O jornal veio com uma boa proposta, mas talvez não tenha alcançado as expectativas”.

Harley Pacola confidenciou que o Diário da Região de Votuporanga possuía um bom número de assinantes, todavia, encontrava dificuldades no setor publicitário, provável motivo do fim do jornal na cidade.

O jornalista Allan de Abreu, que teve o sigilo quebrado pela justiça de São José do Rio Preto, após divulgar detalhes de investigações sobre esquema de corrupção na Delegacia Regional do Trabalho, em 2011, que também é funcionário do Diário da Região, postou uma mensagem em sua página no facebook, classificando o fim dos jornais como “um dia de luto para jornalismo caipira”.

O Sindicato coloca a disposição dos jornalistas dispensados todo o setor jurídico para eventuais demandas.

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo