Se as manchetes das notícias e os painéis em conferências de jornalismo servem como indício, a confiança e a desinformação são grandes questões enfrentadas hoje pelo jornalismo e pela mídia. E pode haver uma boa razão para isso. De acordo com o Barômetro de Confiança Edelman de 2018, a mídia agora é a instituição menos confiável globalmente e sete em cada 10 pessoas “se preocupam com a utilização de informações falsas ou de fake news como uma arma”.
No entanto, o relatório encontrou um ponto de esperança. Enquanto a confiança nas plataformas (buscadores e redes sociais) diminuiu, a confiança no jornalismo aumentou.
Neste novo ambiente midiático, o Centro Knight oferece o curso online em inglês “Confiança e verificação em uma era de desinformação”, ministrado por Craig Silverman, editor de mídia do BuzzFeed News e especialista reconhecido internacionalmente nesta questão. O curso gratuito de quatro semanas será realizado entre 9 de abril e 6 de maio de 2018. Clique e faça sua inscrição.
“Nós vamos tratar temas como a forma em que os jornalistas tipicamente fortaleceram a confiança e lideram com a verificação. E então vamos analisar como isso mudou, como os jornalistas e as redações precisam mudar nesta nova era”, disse Silverman.
Silverman ajudará os alunos a entender as implicações dessas mudanças para jornalistas, inclusive como podem se destacar, criar confiança, adquirir novas habilidades, verificar informações e combater a desinformação.
A cada semana, Silverman será acompanhado por um palestrante convidado especializado em verificação e transparência na mídia:
- Jay Rosen, professor da Universidade de Nova York, se juntará a Silverman no módulo 1, sobre os fundamentos da confiança e da verificação.
- Claire Wardle, diretora de pesquisa da First Draft News, fará parte do módulo 2, sobre como compreender o ambiente midiático atual.
- Malachy Browne, produtora sênior de histórias do The New York Times e especialista em verificação de vídeo, contribuirá para verificar e desmantelar a desinformação como parte do módulo 3.
- Joy Mayer, do Trusting News Project será parte do módulo 4 sobre o fortalecimento da confiança por meio da transparência e da responsabilização.
Após o curso, os estudantes serão capazes de:
- Compreender as forças e os fatores que afetam como a informação flui no ambiente digital
- Analisar o compartilhamento nas redes sociais e os padrões de tráfego da web para o conteúdo
- Verificar fotos e vídeos online, bem como sites e contas de redes sociais
- Usar transparência e outras abordagens para criar confiança junto ao público
O curso incluirá vídeos, apresentações, leituras, fóruns de discussão e questionários semanais.
Embora este programa tenha sido preparado para jornalistas, qualquer pessoa interessada em aprender sobre a dinâmica de confiança e transparência no jornalismo digital e como verificar o conteúdo digital e combater a desinformação online está convidada a se inscrever. Uma conexão à internet e um navegador são as únicas ferramentas necessárias.
Silverman é um dos principais especialistas em desinformação online, “fake news” (“notícias falsas”) e verificação de conteúdo. Antes de seu cargo atual como editor de mídia no BuzzFeed News, ele foi o editor fundador do BuzzFeed Canada e fundou Emergent.info, um projeto de rastreamento de rumores desenvolvido como parte de uma fellowship junto ao Tow Center for Digital Journalism na Universidade de Columbia.
Ele é autor do blog Regret the Error, que analisou a precisão e as correções da mídia, e o livro “Regret the Error: How Media Mistakes Pollute the Press and Imperil Free Speech” (“Lamentamos o erro: como os erros da mídia poluem a imprensa e colocam em risco a liberdade de expressão”, em tradução livre). Ele também trabalhou para OpenFile, PBS MediaShift, The Globe And Mail, Toronto Star e Columbia Journalism Review.
“Craig Silverman é um pioneiro neste campo e um dos primeiros jornalistas que começaram a chamar a atenção para o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas mídias sociais”, disse o professor Rosental Alves, fundador e diretor do Centro Knight na Universidade do Texas em Austin. “Silverman também é pioneiro nos esforços para combater a desinformação e ensinar novas habilidades de verificação a jornalistas. Estamos orgulhosos de tê-lo como instrutor neste curso extraordinário”.
No Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ) de 2017, organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, Silverman falou sobre a tendência internacional de fact-checking. Um vídeo de sua apresentação pode ser visto aqui.