O 14º Congresso Estadual dos Jornalistas, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em Caraguatatuba, promete ser dos mais importantes para definir as estratégias de luta da categoria. Ele será realizado na colônia de férias do Sindicato dos Gasistas, “Ministro João Cleófas”, Avenida José Herculano, 5.035 – Porto Novo – Caraguatatuba.
Os jornalistas convivem hoje com más condições de trabalho, com contratação de profissionais sem diploma em nível superior, através de contratos de pejotização (sem vínculo empregatício), com acúmulo de funções e utilização excessiva de estagiários.
A atividade, que é organizada pelo SJSP, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), terá como tema principal “Jornalismo e Trabalho no século XXI”. O evento terá um patrono, o jornalista Audálio Dantas, ex-presidente do SJSP e da Fenaj.
Serão discutidos os seguintes temas: Organização e Unidade dos Jornalistas; Fraude no Trabalho: Precarização; PJ e Multiplataforma; Condições de Trabalho: Saúde e Segurança dos Jornalistas; Jornalismo Ambiental e Novo Marco Regulatório das Comunicações e o Papel dos Jornalistas.
A solenidade de abertura, assim como a homenagem ao jornalista Audálio Dantas, ocorrerá no Teatro Mario Covas, localizado na Av. Goiás, 187 – Indaiá – Caraguatatuba/SP, onde haverá também exposição de fotografias de associados à Arfoc-SP, com patrocínio da Nikkon. Está previsto para o dia 21 de setembro ato oficial de instalação da Comissão Verdade, Memória e Justiça do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.
Confira Programação:
21 de setembro – sexta-feira
17h00 – Credenciamento no local do Congresso
20h30 – Ato: 75 anos do SJSP e homenagem ao jornalista Audálio Dantas
21h00 – Abertura da Exposição Fotográfica – Coquetel
22 de setembro – sábado
8h00 – Café da manhã
9h00 – Assembléia: Escolha da mesa diretora dos trabalhos e da comissão da Carta de Caraguatatuba
10h00 – Plenária
12h00 – Almoço
13h30 – Plenária
14h00 – Encerramento do credenciamento
16h00 – Coffee Break
16h15 – Plenária
18h00 – Ato: Jornalistas Vítimas da Ditadura Militar – Memória, Verdade, Justiça e Direitos Humanos
19h30 – Jantar
20h30 – Evento Cultural
23 de setembro – domingo
8h00 – Café da manhã
9h00 – Plenária Final: eleição dos delegados para o Congresso Nacional e aprovação da Carta de Caraguatatuba
11h00 – Sessão Solene de encerramento