Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

COJIRA-SP e CONAJIRA/FENAJ repudiam ataques racistas ao jornalista Pedro Borges

Cojira-SP / Conajira

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (COJIRA-SP), juntamente com a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial da Federação Nacional dos Jornalistas (CONAJIRA-FENAJ), vem a público manifestar profundo repúdio pelos ataques racistas proferidos em redes sociais contra o jornalista Pedro Borges, do Alma Preta, na última segunda-feira (2/9), em participação no programa Roda Viva, da TV Cultura. O entrevistado era Pablo Marçal, candidato à prefeitura de São Paulo.

Entre os ataques direcionados ao profissional de imprensa estão insultos ao seu cabelo black. “Ninho de cobra, ninho de rato e bombril”, dizem alguns agressores.

É inadmissível que ainda sejamos submetidos a ataques à nossa existência no exercício da profissão.

Estamos novamente diante de ataques sistemáticos de cunho racista, durante o período eleitoral, provenientes de apoiadores da extrema-direita que, de maneira recorrente, utilizam-se de plataformas digitais para a proliferação de discursos de ódio contra a população negra.

Nós, da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial da Federação Nacional dos Jornalistas (CONAJIRA-FENAJ), seguimos denunciando, conscientes da nossa responsabilidade no combate ao racismo, na garantia do pleno exercício da profissão, bem como em zelar pela integridade moral e física dos nossos profissionais. Reafirmamos, portanto, o nosso compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária para todas e todos.

O jornalista registrou o caso na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) como injúria racial, crime previsto em lei, com pena de dois a cinco anos de reclusão e multa. Esperamos das autoridades competentes agilidade na tramitação do processo e punição para os responsáveis.

Ao nosso colega Pedro Borges, enviamos toda a nossa solidariedade e força.

São Paulo, 7 de setembro de 2024
Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (COJIRA-SP)

Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial da Federação Nacional dos Jornalistas (CONAJIRA/FENAJ)

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo