A cerimônia de entrega do 40º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é nesta quinta-feira (25), a partir das 20h, no Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo/SP). O evento é aberto ao público e tem entrada franca.
O jornalista e escritor Bernardo Kucinski será o homenageado deste ano com o Prêmio Especial Vladimir Herzog.
Kucinski construiu uma trajetória importante como jornalista, militante de esquerda e professor universitário. Trabalhou em grandes veículos como Veja, BBC de Londres e The Guardian. Nos anos 1970, atuou nos semanários alternativos “Movimento” e “Em Tempo”. Fez carreira docente no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP e foi assessor especial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.
Considerado entre as mais significativas distinções jornalísticas do país, o Prêmio Vladimir Herzog reconhece trabalhos que valorizam a Democracia e os Direitos Humanos. Em 2018, foram 607 produções inscritas em seis categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Produção jornalística em texto, Produção jornalística em vídeo, Produção jornalística em áudio e Produção jornalística em multimídia. Confira a lista dos ganhadores.
Roda de Conversa
Nesta quinta-feira (25), mais cedo, das 14h às 18h, também no Tucarena, ocorre ainda uma roda de conversa com alguns dos ganhadores da premiação contando os bastidores, os métodos e as técnicas utilizadas em todo o processo de realização de suas matérias.
A roda de conversa é voltada principalmente aos alunos dos cursos de Comunicação e tem o propósito de compartilhar conhecimento sobre os métodos e técnicas de reportagens, desde a elaboração das pautas até a apuração, fontes e entrevistas. Saiba mais.
O 40º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado pelas seguintes instituições: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional; Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo, coletivo Periferia em Movimento, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Instituto Vladimir Herzog.
SERVIÇO
Roda de Conversa com os vencedores do 40º Prêmio Vladimir Herzog
Data: 25 de outubro | quinta-feira
Horário: 13h30
Local: Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo/SP)
Entrada franca
Cerimônia de premiação do 40º Prêmio Vladimir Herzog
Data: 25 de outubro | quinta-feira
Horário: 20h
Local: Tucarena (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo/SP)
Entrada franca