Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Categoria destaca importância da sindicalização

Categoria destaca importância da sindicalização

Chico Lang em votação na TV Gazeta. Foto: Flaviana Serafim/SJSPComeçou nesta terça (7) a eleição para a nova diretoria que estará à frente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)  no período 2018-2021. A votação ocorre na capital, interior e litoral até quinta-feira (9) e, no mesmo pleito, a categoria também elege os representantes da Comissão de Ética do SJSP.

Nas redações, jornalistas ressaltaram a relevância de participar das eleições e de ser sindicalizado para que a união dos profissionais faça frente ao cenário de precarização e de retirada de direitos trabalhistas no país.

Chefe de reportagem da TV Gazeta, o apresentador e comentarista esportivo Chico Lang é sindicalizado há mais de uma década e afirma que uma das funções essenciais do Sindicato é que, por meio da entidade, a categoria faz as reivindicações coletivamente, “apesar da reforma trabalhista que veio para favorecer os patrões, com uma rasteira muito forte para os trabalhadores”.

Lang avalia que “o sindicato é algo que não pode terminar. Brigando sozinho, você não consegue nada, mas brigando com mais centenas de pessoas e uma entidade, isso já assusta, ainda mais que tem microfone na mão. Temos que valorizar nossa profissão e o que fazemos. O Sindicato é indispensável e por isso sou sindicalizado e serei sempre porque não pretendo parar de trabalhar tão já”, completa. 

Editorialista do jornal O Estado de S.Paulo, o escritor e jornalista Lourenço Dantas Mota é sindicalizado desde a década de 1960. “A importância de votar é porque o Sindicato dos Jornalistas é importante e espero que continue a ser. Tem que votar, não importa em quem nem como, isso é outro assunto. Independentemente das correntes políticas, o Sindicato em si é importante e por isso é que eu voto”, ressalta. 

Lourenço Dantas Mota e colegas de redação votando no Grupo Estado. Foto: Flaviana Serafim/SJSPNa capital paulista e Grande São Paulo, votaram nesta terça-feira os profissionais de redações como Grupo Estado, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (Imesp), Rádio Jovem Pan, Rede TV e TV Gazeta, além da Câmara Municipal de Guarulhos e do Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região.

No interior e litoral, votaram os jornalistas do Diário do Grande ABC e da Rede TVT (ABC paulista), do Diário de Marília e do Jornal da Manhã (Marília), do Jornal da Cidade (Bauru), da EPTV (Campinas), da TV Tribuna e do jornal A Tribuna (Santos), e do Cruzeiro do Sul (Sorocaba).

A categoria ainda votou na sede do Sindicato, no centro da capital, nas Regionais do SJSP e nas Subsedes da CUT em todas as regiões do estado paulista.

Chapa “Audálio Dantas – Por Direitos e Democracia”

A única chapa inscrita às eleições no SJSP é a “Audálio Dantas – Por Direitos e Democracia”, uma homenagem ao mais importante presidente da história da entidade, o jornalista Audálio Dantas que morreu no último 30 de maio, aos 88 anos.

Encabeçada pelo atual presidente, Paulo Zocchi, jornalista da Editora Abril, a chapa é da direção e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e tem como proposta continuar, ampliar e reforçar o trabalho da atual gestão na organização dos jornalistas em seus locais de trabalho em defesa de seus direitos, sobretudo diante da “reforma” da CLT.

A chapa também amplia a participação das mulheres, com o mínimo de 50% para compor a Diretoria Plena, a Diretoria Executiva e as direções de ação sindical, como determina o novo Estatuto do Sindicato, aprovado em agosto do ano passado durante o 15º Congresso Estadual dos Jornalistas. 

Confira os nomes dos candidatos e candidatas que integram a Chapa 1 e também os locais de votação clicando aqui.

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo