Após duas rodadas de negociação, as empresas de rádio e televisão do estado de São Paulo apresentaram sua primeira proposta formal à categoria. Com a divulgação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, calculado pelo IBGE) referente ao período de novembro de 2024 a outubro de 2025, que registrou inflação de 4,49%, os patrões propuseram aplicar esse índice aos salários e às demais cláusulas econômicas. Para as cláusulas sociais, a proposta mantém praticamente todo o conteúdo vigente na atual Convenção Coletiva de Trabalho.
Na assembleia realizada no início de novembro, a categoria reafirmou suas reivindicações, incluindo reajuste com ganho real, unificação do piso salarial, retorno da cláusula de PLR e melhorias efetivas nas escalas de plantões, entre outros pontos essenciais. Na mesa de negociação, representantes do Sindicato dos Jornalistas apresentaram novamente esses pleitos, mas não houve resposta objetiva das empresas. Uma nova reunião entre empresas e jornalistas está marcada para o dia 25 de novembro.
Com a primeira proposta patronal agora colocada, é fundamental que a categoria avalie coletivamente os próximos passos de nossa luta. O Sindicato convoca nova assembleia a ser realizada na terça-feira, 18 de novembro, às 10h30 e às 19h30, de forma virtual.
O link da assembleia será enviado nos grupos das redações ou pode ser solicitado pelo e-mail jornalista@sjsp.org.br. Participe, contribua com suas opiniões à discussão coletiva e fortaleça nossa campanha salarial!


