Campanha Salarial na EBC: trabalhadores têm assembleia geral nesta quarta-feira (1)

Jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação, com data base neste 1º de novembro, lutam por reajuste e por melhores condições de trabalho

Os jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realizam assembleia geral da Campanha Salarial 2017-2018 nesta quarta-feira (1º), a partir das 13h, nas praças de Brasília, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo.

A situação da campanha é dura, ressaltam os trabalhadores. Após quatro rodas de negociações, a empresa ainda não apresentou qualquer proposta de índice de reajuste nos salários e nas cláusulas sociais. Também não apresentou resposta a várias cláusulas sociais da pauta de reivindicações, alegando que aguarda análise do setor jurídico.

A pauta foi apresentada pelos trabalhadores no último dia 18 de setembro. Desde então, as entidades sindicais solicitaram o início das negociações. A primeira rodada aconteceu no dia 23 de outubro, a oito dias do vencimento do atual Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), pois a data base das categorias é neste 1º de novembro

Desde o início, os sindicatos solicitaram a prorrogação das cláusulas do ACT, que vigora até esta terça-fera (31). A empresa só respondeu a respeito disso no último dia 27, propondo retirar dessa prorrogação a previsão do pagamento do vale cesta alimentação adicional nos meses de dezembro e junho. A reação dos trabalhadores a essa situação é o centro do debate nesta assembleia.

Desde o golpe à democracia pelo presidente ilegítimo Michel Temer (PMDB), a empresa passa por um processo de desmonte que, além de afetar o caráter público da EBC, também tem levado à precarização do trabalho, à censura interna e a diversos casos de assédio, como denunciam os jornalistas e radialistas.

Escrito por: Redação – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo