Representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo participaram nesta terça-feira, 7 de outubro, da primeira mesa de negociação com o Sertesp (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo). O encontro marcou o início formal das tratativas da Campanha Salarial da categoria.
A negociação começou antes da data-base, em 1º de novembro, o que representa uma sinalização positiva para que as reivindicações apresentadas pela categoria possam ser tratadas com tranquilidade e antecedência.
Os índices econômicos referentes à inflação do período serão conhecidos apenas na primeira semana de novembro, quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicará o índice oficial do INPC.
Além de todas as cláusulas presentes na pauta de reivindicações, o Sindicato destacou pontos considerados essenciais para a valorização da categoria, debatidos na assembleia das e dos jornalistas:
- Piso salarial unificado no estado
- Reajuste salarial
- Controle de jornada e regulamentação de compensação de jornada
- Participação nos lucros ou resultados
- Vale-alimentação/refeição
- Acúmulo de função
- Berçários, creches e convênios
- Assédio e proteção à vítima de assédio sexual
- Estabilidade no emprego durante negociação
A próxima rodada de negociação foi agendada para o dia 21 de outubro, com novo encontro previsto para 11 de novembro. Os debates devem se aprofundar nas próximas rodadas, com o objetivo de construir avanços concretos na defesa dos direitos e na valorização da categoria. Assembleias serão convocadas nas próximas semanas para garantir a participação de todas e todos os colegas nesse processo.


