Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Campanha Salarial de Rádio e TV: jornalistas têm primeira mesa de negociação e reafirmam reivindicações às empresas

Redação - SJSP

Representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo participaram nesta terça-feira, 7 de outubro, da primeira mesa de negociação com o Sertesp (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo). O encontro marcou o início formal das tratativas da Campanha Salarial da categoria.

A negociação começou antes da data-base, em 1º de novembro, o que representa uma sinalização positiva para que as reivindicações apresentadas pela categoria possam ser tratadas com tranquilidade e antecedência.

Os índices econômicos referentes à inflação do período serão conhecidos apenas na primeira semana de novembro, quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicará o índice oficial do INPC.

Além de todas as cláusulas presentes na pauta de reivindicações, o Sindicato destacou pontos considerados essenciais para a valorização da categoria, debatidos na assembleia das e dos jornalistas:

  • Piso salarial unificado no estado
  • Reajuste salarial
  • Controle de jornada e regulamentação de compensação de jornada
  • Participação nos lucros ou resultados
  • Vale-alimentação/refeição
  • Acúmulo de função
  • Berçários, creches e convênios
  • Assédio e proteção à vítima de assédio sexual
  • Estabilidade no emprego durante negociação

A próxima rodada de negociação foi agendada para o dia 21 de outubro, com novo encontro previsto para 11 de novembro. Os debates devem se aprofundar nas próximas rodadas, com o objetivo de construir avanços concretos na defesa dos direitos e na valorização da categoria. Assembleias serão convocadas nas próximas semanas para garantir a participação de todas e todos os colegas nesse processo.

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo