Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Câmara Municipal paulistana homenageia 80 anos do Sindicato dos Jornalistas

Câmara Municipal paulistana homenageia 80 anos do Sindicato dos Jornalistas


Sessão Solene é nesta quinta (27), a partir das 19h, no Salão Nobre


Nesta quinta-feira (27), às 19h, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) será homenageado pelos seus 80 anos de fundação em Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, no Viaduto Jacareí nº 100, 8º andar, na Bela Vista, centro da capital.

 

A iniciativa é do vereador Antonio Donato (PT) e, na mesma sessão, ocorre também uma homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado anualmente em 7 de abril.

Criado em 15 de abril de 1937, o SJSP é o maior da categoria no Brasil, com quase quatro mil sindicalizados, e é um dos mais antigos no país, promovendo a luta organizada dos jornalistas para a conquista de direitos. Entre os 52 jornalistas que criaram o Sindicato havia uma única mulher, Margarida Izar, e o ato de fundação e a eleição de uma direção provisória ocorreram no Centro do Professorado Paulista, no bairro paulistano da Liberdade.

Na época do surgimento do Sindicato, o objetivo era o ordenamento da profissão numa conjuntura de repressão às liberdades de imprensa e expressão em meio à ditadura de Getúlio Vargas, no Estado Novo.  Entre as garantias históricas que resultam desse embate estão o Decreto-lei nº 910/1938, que determinou a jornada de trabalho de cinco horas, o registro profissional, férias remuneradas e a instituição dos cursos de jornalismo no país.

Além da defesa do jornalismo e do jornalista no mundo do trabalho, a entidade tem um papel relevante na sociedade brasileira por sua participação histórica nas lutas pela democracia e pelos direitos humanos no país, sobretudo durante o período da ditadura militar.

A mobilização dos jornalistas nos últimos anos também conquistou vitórias como a reversão de demissões, a contratação regularizada de profissionais freelancers e Pessoa Jurídica, avanços nas Convenções Coletivas de Trabalho e a organização de greves e protestos.

No próximo dia 28 de abril, com a organização do Sindicato, a categoria está mobilizada para a Greve Geral contra as reformas trabalhista e previdenciária.

Sessão Solene em homenagem aos 80 anos de fundação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Dia/hora: 27 de abril de 2017 (quinta-feira) – 19h
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí nº 100 –  8º andar –  Bela Vista – São Paulo/SP

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo