Na última quinta-feira, 27 de março, dezenas de jornalistas das principais redações de jornais e revistas da cidade de São Paulo se reuniram em assembleia para conversar sobre a Campanha Salarial 2025. Na reunião, foi aprovada a pauta de reivindicações, já encaminhada ao sindicato patronal, para que se inicie a negociação para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Apesar de ainda não sabermos o índice inflacionário do período que compreende 1º de junho de 2024 a 31 de maio de 2025, quando se completa a data-base da negociação, estimativas fornecidas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísicas e Estudos Socieconômicos) indicam que a inflação flutuará ao redor dos 5,5%.
Diante disso, a categoria aprovou que a reivindicação de reajuste salarial compreenderá a inflação do período, mais 4% de aumento real. É importante salientar que, nesta negociação, as e os jornalistas rejeitam qualquer tipo de escalonamento de reajuste por faixas salariais, como já ocorreu no passado por conta da posição das empresas do segmento.
Além do reajuste salarial, a assembleia também definiu como prioridade a luta por um valor de Vale-Refeição digno, que acompanhe a inflação dos alimentos e das refeições feitas fora de casa. Foi aprovada a reivindicação de que o valor diário do VR passe a ser de R$ 42 para empresas com mais de 20 jornalistas, obedecendo o desconto máximo de 20% do benefício independentemente do salário. Empresas que contam com refeitório também deverão disponibilizar o VR.
As e os jornalistas também debateram a necessidade de centrar esforços em dois temas ligados às cláusulas sociais da CCT. A primeira reivindicação é de que o auxílio-creche seja estendido aos jornalistas homens, levando em conta também uma extensão das licenças parentais e da estabilidade para pais e mães após o nascimento dos filhos.
Outra reivindicação é a de que as empresas passem a contabilizar domingos e feriados como 100% de cálculo nas horas extras, para que não sejam prejudicados os profissionais que realizam plantões para além da jornada contratual de trabalho.
A categoria concordou que é necessário iniciar a negociação o quanto antes. O Sindicato dos Jornalistas enviou comunicado que está à disposição para convrsar a qualquer momento, para que tenhamos o calendário de mesas de negociação antes da data-base.
Para que essas reivindicações sejam concretizadas em direitos, é fundamental que cada jornalista participe da Campanha Salarial. Juntas e juntos somos mais fortes!