O jornalista profissional Valério Paiva foi agredido na Câmara Municipal de Campinas durante a sessão do dia 29/06, quando foi votado projeto de emenda à Lei Orgânica do Município sobre a ideologia de gênero. Assim que tomou conhecimento do ocorrido, o Sindicato entrou em contato com o jornalista para apurar o fato. Constatada a agressão, denunciou a atitude ao vereador Rafa Zimbaldi, presidente da Instituição, exigindo providências. Para a diretoria do Sindicato, trata-se de mais um caso de atentado à liberdade de expressão e violência contra um profissional durante o exercício da profissão.
No dia 18/08, o Ouvidor Geral da Câmara, Manuel Carlos Cardoso, encaminhou ofício ao Sindicato informando que Rodrigo Pavani, responsável pela agressão, foi notificado extrajudicialmente pelo secretário geral da Casa, Wilson José da Silva, sobre o comportamento inadequado em desrespeito ao regimento da Câmara, ficando o agressor sujeito a sanções legais em caso de reincidência.
Antes do comunicado oficial, durante o período de recesso legislativo, o diretor da regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas, Agildo Nogueira Jr. foi recebido pelo secretário geral para tratar do assunto. Na ocasião, reiterou a denúncia e o pedido de providência, lembrando que Valério estava credenciado pelo cerimonial como profissional de imprensa.
O representante do Legislativo agradeceu o trabalho do Sindicato e informou que a Câmara está buscando instrumentos que lhe permitam garantir a integridade dos cidadãos que frequentam a casa durante as sessões, em especial os profissionais de imprensa no exercício da profissão. A notificação ao agressor é o primeiro passo nesse caminho.