Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

“A grande mídia está fazendo o que sempre faz em tempos de guerra — fabricando consenso, minimizando atrocidades e dando voz a criminosos de guerra”

Jeremy Scahill, Ryan Grim e equipe da Drop Site News*

Neste momento, os Estados Unidos e Israel continuam seus bombardeios ao Irã. Enquanto o número de mortos confirmados ultrapassa 1.330 e hospitais, escolas e bairros residenciais são atingidos diariamente, o aparato midiático que vendeu a guerra do Iraque e negou o ataque genocida de Israel contra os palestinos nos últimos dois anos agora está seguindo a mesma estratégia.

A revista The Atlantic está aprimorando a reputação de Netanyahu como um líder “avesso a conflitos”, enquanto ele afirma ao mundo que esta guerra lhe permite realizar o que “almeja” há 40 anos. Bari Weiss está publicando emojis de fogo em vídeos pró-guerra, sugerindo falsamente que o Irã possui armas nucleares e dedicando recursos jornalísticos a rastrear as curtidas no Instagram da esposa do prefeito Zohran Mamdani.

A CNN está dando espaço irrestrito a autoridades israelenses indiciadas pelo Tribunal Penal Internacional, que afirmam que soldados americanos têm a “obrigação” de morrer por Israel. E isso antes mesmo de a emissora ser adquirida pela Paramount, a operação de Weiss dirigida pelo sobrinho de Larry Ellison, o maior doador individual da organização Amigos das Forças de Defesa de Israel.

A BBC, por sua vez, destaca nove mortos em Israel, enquanto relega a uma nota de rodapé o assassinato de cerca de 180 crianças pelos EUA em uma escola feminina em Minab.

Esta é a aparência da máquina de mídia tradicional em tempos de guerra. Sempre foi assim. E é exatamente por isso que lançamos a Drop Site há menos de dois anos. Só conseguiremos continuar a expandir nosso impacto e amplificar o trabalho da Drop Site se leitores como você decidirem que nosso jornalismo merece ser financiado.

Cada dólar do seu apoio, dedutível de impostos, é investido diretamente em nossas reportagens. Ele financia diretamente nossos repórteres, pesquisadores, tradutores e o jornalismo que a grande mídia abandonou.

Você nos ajudará a combater a narrativa da máquina de guerra?

*Esta matéria reproduz os principais trechos de um texto desses autores encaminhado em 10 de março para assinantes e apoiadores da Drop Site News

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo