Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Chapa única concorre às eleições da FENAJ, marcadas para julho

Chapa única concorre às eleições da FENAJ, marcadas para julho

Dias 16, 17 e 18 de julho os jornalistas brasileiros vão votar para eleger a nova Diretoria da FENAJ e os integrantes da Comissão Nacional de Ética (CNE) para um mandato de três anos, com início em agosto. Depois de sete eleições com disputa, uma única chapa foi registrada para o pleito e apoia os cinco candidatos concorrentes à CNE.

 

A chapa Audálio Dantas – FENAJ em defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia é encabeçada pela atual presidenta, Maria José Braga, de Goiás, e tem como vice-presidente Paulo Zocchi, de São Paulo. Os demais cargos da Diretoria – distribuídos entre Executiva, vices-regionais e departamentos – são ocupados por jornalistas de todas as regiões do país e da maioria dos Estados.

A unidade entre os grupos com atuação no movimento sindical dos jornalistas foi fruto de vários debates que identificaram convergências, principalmente em razão da conjuntura nacional (de retrocessos políticos, socioeconômicos e culturais) e de ataques à classe trabalhadora e as suas organizações sindicais.

Considerada um avanço importante para a resistência e o enfrentamento à retirada de direitos sociais e trabalhistas, às constantes ameaças às liberdades de expressão e de imprensa e ao estado democrático de direito, a unidade vai fortalecer a FENAJ e suas lutas em defesa dos Jornalistas, do Jornalismo e da democracia.

 

A chapa foi registrada dentro do prazo estabelecido no calendário eleitoral, assim como as candidaturas à CNE. Não houve pedido de impugnação de nenhuma candidatura e, no dia 22 de maio, a Comissão Eleitoral Nacional declarou a chapa oficialmente inscrita, autorizando o início da campanha eleitoral.

A Federação Nacional dos Jornalistas é a única federação sindical a realizar eleições diretas para escolher sua diretoria e a Comissão Nacional de Ética. As eleições, além de expressarem a democracia participativa, com cada jornalista sindicalizado podendo dar o seu voto, são também momento de debate nacional sobre a realidade da categoria e sobre as lutas que a entidade de representação nacional deve priorizar.

 

Conheça os integrantes da chapa Audálio Dantas – FENAJ em defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia

 

Comissão Eleitoral Nacional

A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) foi eleita pelo Conselho de Representantes da FENAJ, formado por um representante de cada Sindicato, em reunião realizada dia 29 de março de 2019, em São Paulo.

Cabe à CEN organizar e coordenar o processo eleitoral em todos os Estados brasileiros, normatizando as ações e orientando os Sindicatos de Jornalistas e suas Comissões Eleitorais Locais.

Integram a CEN:

Iram de Sena Alfaia (Presidente)

Marcos Urupá

Bety Rita Ramos

Fabrício Carbonel

Isabel Clavelin

 

Comunicados da Comissão Eleitoral Nacional

Comunicado nº 6

Comunicado nº 5

Comunicado nº 4

Comunicado nº 3

Comunicado nº 2

Comunicado nº 1

Edital de Registro de Chapa

Edital de Convocação das eleições

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo