Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Simpósio Internacional de Jornalismo e Educação Midiática debaterá cidadania e democracia na era das plataformas e da inteligência artificial

Redação - FENAJ

Nos dias 27 e 28 de abril de 2026, será realizado, em formato online, o SIJEM 2026 – Simpósio Internacional de Jornalismo e Educação Midiática, que terá como tema “Cidadania e democracia na era das plataformas e da inteligência artificial”. O evento reunirá pesquisadores, jornalistas, profissionais do audiovisual, educadores e coletivos de mídia para discutir como o jornalismo e a educação midiática, com o apoio do audiovisual, podem se articular para enfrentar os desafios digitais contemporâneos e construir caminhos para uma cidadania crítica.

Ao promover o diálogo entre academia, profissionais do jornalismo e sociedade civil, o SIJEM busca reafirmar o jornalismo como prática social fundamental para a mediação qualificada da informação, a promoção da literacia midiática e a consolidação da democracia em um cenário de intensa circulação informacional e transformação tecnológica.

No primeiro dia (27/04), o foco será “Jornalismo, Educação Midiática e Cidadania”. A
conferência de abertura “Comunicação, Cultura e Cidadania: o papel do jornalismo na educação para o mundo digital”, trará uma reflexão sobre como o jornalismo pode contribuir para o fortalecimento da cidadania em um mundo marcado pela aceleração tecnológica e pela lógica das plataformas digitais. O tema será ampliado em dois painéis que abordarão o jornalismo comunitário e cidadão como estratégias de resistência aos desertos de notícias, e as potencialidades dos produtos audiovisuais de qualidade para a ampliação da literacia midiática.

O segundo dia (28/04) será dedicado ao eixo “Jornalismo, Educação Midiática e Desafios
Digitais”. Quatro painéis debaterão o uso da inteligência artificial como apoio à prática
jornalística e ao enfrentamento à desinformação; a regulação das plataformas digitais como forma de preservar a democracia e fortalecer o jornalismo; as perspectivas internacionais em educação midiática; e os caminhos para a integração da educação midiática no ensino superior, desenvolvimento de políticas públicas e o papel da inteligência artificial como ferramenta aliada, mas também como desafio ético.

O simpósio é uma realização conjunta de programas de pós-graduação e grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Juiz de Fora, envolvendo o PPGJOR/UFSC, o PPGCOM/UFJF, o PPGMC/UFF, o Departamento de Jornalismo da UFSC, o Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor/UFSC), o Observatório da Qualidade no Audiovisual/UFJF, o Centro de Pesquisa em Comunicação e Emergência (EMERGE/UFF) e a Rede Jornalismo UFF de Integridade da Informação (PETJor/UFF).

O SIJEM conta também com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) e da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD).

A programação completa, a divulgação dos palestrantes e as informações sobre inscrições podem ser acompanhadas pelo perfil oficial do evento no Instagram @sijem2026.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

PROGRAMAÇÃO
27 de abril de 2026: Jornalismo, Educação Midiática e Cidadania
10:00 AberturaIvone Rocha (SIJEM) – Adilson Cabral (UFF) – Gabriela Borges (UFJF)
Raquel Longhi (UFSC) – Terezinha da Silva (UFSC)

11:00 Conferência – Comunicação, Cultura e Cidadania: o papel do jornalismo na educação para o mundo digital
Ana Regina Rêgo (RNCD/UFPI) – Samira de Castro (FENAJ)
Mediação: Rita Paulino (UFSC)

14:00 Painel 1 – Jornalismo comunitário e cidadão e o enfrentamento aos desertos de notícia
Fabiana Moraes (UFPE) – Melina Ayres (UFSC)
Pedro Jerónimo (UBI, Portugal) – Cíntia Matos (Agência de Notícia das Favelas)
Mediação: Cinthya Pires (UFF)

15:30 Painel 2 – Qualidade no audiovisual e democracia
Clara Becker (Redes Cordiais) – Gabriela Borges (UFJF)Joyce Pais (Cinemascope e Clube das Diretoras) – Renata Corrêa (Globo)
Mediação: Daiana Sigiliano (UFJF)

28 de abril de 2026: Jornalismo, Educação Midiática e Desafios Digitais

09:30 Painel 3 – Enfrentamento à desinformação e uso da inteligência artificial
Adriana Barsotti (UFF) – Kérley Winques (UFJF)
Luciana Corrêa (LUPA) – Pollyana Ferrari (PUC-SP)
Mediação: Ivone Rocha (UFSC)

11:00 Painel 4 – Regulação das plataformas e impactos no jornalismo
Flavio Moreira (InfoMoney) – Helena Martins (Diracom/UFC)
Marco Schneider (RNCD/UFF/IBICT) – Renata Mielli (CGI/MinCT)
Mediação: Marco Britto (UFSC)

14:00 Painel 5 – Perspectivas internacionais em educação midiática
Ana Laura Gamboggi (Media For Change) – Cicilia Peruzzo (UERJ)
Cristiane Parente (UnB/Unesco/ABPEducom) – Inês Amaral (UCoimbra, Portugal)
Mediação: Fernando Paulino (UNB)

15:30 Painel 6 – Formação, pesquisa e políticas públicas
David Almansa (SECOM, Governo Federal) – Marluce Zaccarioti (ABEJ)
Rachel Bertol (UFF) – Sara Pereira (UMinho, Portugal)
Mediação: Ana Paula Alencar (UFF)
17:00 Encerramento

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo