Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicatos cobram EBC sobre pagamento de quinquênio congelado na pandemia

Redação

Os Sindicatos de Jornalistas e de Radialistas do DF, do RJ e de SP cobraram formalmente da direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) esclarecimentos sobre o pagamento do adicional por tempo de serviço (quinquênio), que permaneceu congelado durante o período da pandemia da Covid-19.

Em ofício encaminhado à EBC, os sindicatos pedem informações sobre a aplicação da nova legislação, assim como cronograma para o pagamento do benefício. O ofício ainda não foi respondido.

A iniciativa ocorreu em razão da sanção, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da lei que autoriza o restabelecimento e o pagamento de benefícios que haviam sido congelados.

É preciso destacar que a lei condiciona o pagamento do quinquênio e do retroativo à “disponibilidade orçamentária própria”. Essa condição deve exigir pressão sobre a empresa para o restabelecimento do direito usurpado.

Há ações judiciais em andamento, patrocinadas pelo Sindicato dos Radialistas do DF, anteriores à edição da lei, que pleteiam o pagamento do quinquênio. As demais entidades também estudam alternativas jurídicas, caso uma negociação para o cumprimento da lei não avance.

As entidades acompanharão os desdobramentos do tema, mantendo a categoria informada sobre as tratativas com a direção da empresa.

Sindicato dos Jornalistas do DF, RJ e SP
Sindicato dos Radialistas do DF, RJ e SP

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo