Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP exige que Grupo EP reintegre o dirigente sindical Walter Strozzi e que jornalistas demitidas(os) recebam pacote de benefícios; reivindicações foram encaminhadas na quarta-feira

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) se reuniu com representantes do Grupo EP (Empresas Pioneiras) na terça-feira (27 de janeiro) para exigir a reintegração do repórter Walter Strozzi, do ACidadeOn e diretor regional do SJSP, e dos(as) demais jornalistas demitidos(as) nas praças de Araraquara, Ribeirão Preto, São Carlos e Campinas.
O Grupo EP atua principalmente no interior de São Paulo e é constituído por empresas de televisão (EPTV), rádio (EP FM e franquias da CBN e da Jovem Pan), por franquias dos sites G1 e GE (Globo Esporte) e pela OA Eventos, além de manter os sites ACidadeOn e Tudo EP.
O Grupo EP tem expandido sua atuação. Recentemente abriu as empresas EPPaineis (ramo de outdoors) e PioHub (de agenciamento de influenciadores digitais). Em dezembro, a EPTV foi selecionada para assumir a produção da TV Alesp, em contrato de R$ 26 milhões por ano.


Demissões de 16 jornalistas
Apesar de ser um conglomerado em franco crescimento, em janeiro, sem nenhuma negociação prévia com o Sindicato, pelo menos 16 jornalistas foram desligados repentinamente.
O diretor do SJSP Walter Strozzi foi um dos demitidos, numa atitude de desrespeito do grupo empresarial ao direito garantido pela Constituição de estabilidade de emprego de dirigentes sindicais.
No dia 27, representantes do SJSP reafirmaram a indignação com as demissões reivindicando que todas fossem revertidas, e salientaram que a demissão arbitrária do dirigente Walter Strozzi é um ataque não só à categoria das e dos jornalistas no Estado de São Paulo, como no plano nacional — uma atitude antissindical e antidemocrática.


Reintegração de dirigente e pacote para demitidos(as)
Na reunião, a empresa insistiu em manter as demissões.
O Sindicato contrapôs exigindo reintegração do diretor do SJSP e pleiteando, para os demais colegas, caso não sejam revertidas as demissões, um pacote de benefícios que reduza o impacto das perdas financeiras sofridas por tais colegas.
Por sua vez, a empresa, então, decidiu solicitar ao Sindicato que apresente uma proposta de realocação do dirigente Walter em outras unidades do ACidadeOn e de pacote de benefícios para as(os) demitidas(os).
Ficou acordado que uma nova rodada de negociação seria agendada assim que a empresa recebesse as demandas.
Após reunir-se com as(os) colegas demitidos(as), a direção do SJSP encaminhou, na quarta-feira (28), as seguintes reivindicações ao conglomerado:


1) Pacote de benefícios para as(os) jornalistas demitidas(os):

  • 6 meses de pagamento de salário;
  • 6 meses de cobertura de plano de saúde;
  • 6 meses de fornecimento de vale-refeição;
  • notificar o Sindicato dos Jornalistas quanto ao surgimento de novas vagas e postos de trabalho no Grupo EP;
  • passados 90 dias da demissão, conforme legislação trabalhista, dar prioridade aos demitidos na ocupação de vagas e novos postos no Grupo EP.

2) Reintegração do diretor do SJSP Walter Strozzi em unidade do Grupo EP em Ribeirão Preto

O Sindicato solicitou ao Grupo EP que a mesa ocorra até sexta-feira (30 de janeiro), se possível.
Em defesa da organização das e dos jornalistas no Estado de São Paulo e no Brasil, reintegração do diretor do SJSP Walter Strozzi já!

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo