Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas de Rádio e TV aprovam pauta da Campanha Salarial 2025: conheça as principais reivindicações!

Redação - SJSP

No final de agosto, jornalistas de Rádio e TV do Estado de São Paulo aprovaram em assembleia a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2025. O documento já foi encaminhado ao sindicato patronal e solicitamos às empresas que as negociações tenham início o quanto antes.

A data-base da categoria, no dia 1º de novembro, é o período do ano em que as condições de trabalho e salários são renovados, servindo como marco para a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), documento firmado entre o Sindicato dos Jornalistas e as empresas de Rádio e TV, que tem força de lei e define direitos e normas das relações de trabalho válidos para toda a categoria.

Entre as principais reivindicações aprovadas pela categoria está o reajuste salarial com ganho real, que prevê a reposição integral da inflação pelo INPC acumulado entre novembro de 2024 e outubro de 2025, acrescida de 7% a título de recomposição de perdas anteriores.

Outro destaque importante é a luta por um piso salarial unificado em todo o estado, com valores de R$ 3.513,22 para jornada de 5 horas diárias e R$ 6.148,14 para jornada de 7 horas, corrigidos também pelo INPC e mais 7%.

CONFIRA AQUI A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES COMPLETA

Também ficou definido como prioridade a cláusula que trata da jornada de trabalho. Neste ano, lutaremos para garantir regras transparentes de compensação e pagamento de horas extras, além de estabelecer escala prévia de plantões. Nos plantões de fins de semana, a proposta assegura que cada jornada completa de sábado e domingo trabalhada seja compensada por três fins de semana de descanso, ou, na impossibilidade, remunerada com adicional de 150%.

Outro ponto essencial da pauta é a garantia contra demissões durante o processo de negociação. Até a assinatura da nova Convenção Coletiva, as empresas ficariam impedidas de demitir jornalistas sem justa causa e, caso descumpram essa regra, deverão indenizar o trabalhador com o pagamento de três salários nominais, além das verbas rescisórias.

A Campanha Salarial 2025 já começou e a mobilização de todos e todas será decisiva para avançarmos nas conquistas. O Sindicato dos Jornalistas reforça a importância da participação da categoria neste processo: com a participação de cada colega, conseguiremos garantir direitos e valorizar nosso trabalho!

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo