Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP e a FENAJ repudiam as ameaças a Paulo Motoryn e defendem a liberdade de imprensa

Redação - SJSP

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e a Federação Nacional dos Jornalistas manifestam seu mais veemente repúdio às ameaças judiciais do prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), ao jornalista Paulo Motoryn. A reportagem de Motoryn, que investiga as relações do prefeito Ricardo Nunes com Osvaldo Cavalcante Maciel, empresário condenado por desvios no Banco do Brasil, que, em valores de hoje, seriam de R$ 1,6 bilhão, é um exercício legítimo do jornalismo investigativo e um serviço essencial à sociedade.

Ao intimidar Motoryn e as equipes do “De Olho nos Ruralistas” e do “The Intercept Brasil”, a gestão Nunes ataca frontalmente o direito constitucional à liberdade de informação. A tentativa de censurar a imprensa e silenciar vozes críticas é uma afronta à democracia e um retrocesso inaceitável.

O Sindicato e a Federação reiteram que o jornalismo investigativo é fundamental para garantir a transparência e o controle social sobre o poder público. As investigações de Motoryn revelam a necessidade de um debate aprofundado sobre as relações entre política e crime organizado em São Paulo.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e a Federação Nacional dos Jornalistas, fiéis à sua ação permanente em defesa dos profissionais do jornalismo e do exercício de nossa profissão, exigem:

Chamamos o movimento sindical, as entidades comprometidas com a liberdade de imprensa, organizações de defesa dos direitos humanos e os jornalistas a se unirem contra toda e qualquer tentativa de intimidação ao trabalho jornalístico.

A liberdade de imprensa é um direito fundamental para as sociedades democráticas. Não vamos permitir que seja cerceada.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Federação Nacional dos Jornalistas

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo