Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato lamenta morte de estagiária de jornalismo

Sindicato lamenta morte de estagiária de jornalismo


laura1

 

Estudante morreu atropelada durante cobertura de acidente na BR-153, quando exercícia a função que é exclusiva de jornalista profissional

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP),  com a Regional de São José do Rio Preto, lamenta profundamente a morte da estudante de jornalismo, Laura Karan Jacob (20 anos), ocorrida nesta quinta-feira (07), atropelada por um caminhão na rodovia BR-153 durante a cobertura de outro acidente que tinha acontecido horas antes. A estudante era estagiária do jornal local Diário da Região.

De acordo com informações da polícia, o motorista do caminhão, que estava carregado com cerca de 40 toneladas de farelo de soja, disse que não teve tempo de frear nem desviar da jovem, atingida enquanto atravessava a rodovia.

O Sindicato mais uma vez reforça que é contra o trabalho de estagiários para exercer a função de jornalista profissional, já que estagiários devem sempre estar acompanhados e sob supervisão de profissionais experientes, principalmente quando escalados para fazer trabalho de campo. Esse fato, infelizmente, é mais uma mostra da precarização imposta por alguns veículos de comunicação que exploram estagiários de forma equivocada.

A diretoria da Regional repudia a exploração de estudantes, lamenta a morte da futura profissional e alerta às redações que um trabalho de conscientização do papel do estagiário será feito futuramente. O SJSP continuará apurando as condições de mais uma morte provocada pela ganância, via precarização do trabalho dos jornalistas e da exploração de estagiários. Voltaremos ao assunto.

 

Regional São José do Rio Preto

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo

Federação Nacional dos Jornalistas 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo