Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato convoca jornalistas do DGABC para assembleia do dia 16

Sindicato convoca jornalistas do DGABC para assembleia do dia 16

As diretoras do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) estiveram, nesta quarta-feira (3), na redação do Diário do Grande ABC, em Santo André, convocando os jornalistas para a assembleia virtual de Campanha Salarial, que acontecerá no próximo dia 16, às 12h e às 20h.

A secretária de Interior, Solange Santana, destacou a importância da participação para pressionar a bancada patronal, que vem protelando as negociações há mais de dois meses, já que a data-base dos profissionais em jornais e revistas do interior, litoral e Grande São Paulo é 1º de junho.

“O fim da ultratividade, ou seja, da manutenção do acordo coletivo até que um novo seja assinado, é um prejuízo e uma insegurança, por que todas as nossas conquistas que estavam na Convenção Coletiva de Trabalho, a CCT, estão suspensas”, explicou a dirigente.

Esse atraso nas negociações implica em uma perda ainda maior que os 11,9% apontados pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e nada justifica a má vontade das empresas. Por conta disso, o SJSP também decidiu acionar o Ministério Público do Trabalho, o MPT, para questionar a intransigência patronal.

#OSindicatoSomosNós
A retomada da Campanha de Sindicalização do SJSP #OSindicatoSomosNós também foi assunto do encontro com os jornalistas do DGABC e todos foram convidados a se sindicalizarem.

A importância de participar da nossa entidade de classe foi apontada pela diretora da Regional ABCD do SJSP, Rossana Lana, como fundamental na garantia e ampliação de direitos. “Temos que fortalecer o Sindicato, que é a nossa casa. Os patrões têm sindicato para defender os interesses deles e nós também temos que ter a nossa entidade de classe para defender os nossos interesses”, defendeu.   

Esclarecimentos
O documento elaborado em conjunto aos jornalistas e enviado ao Recursos Humanos e à direção do jornal em março, solicitando esclarecimentos, ainda não foi respondido em sua integralidade e novos acontecimentos exigem que ele seja atualizado. O encaminhamento dado pela Regional é para a atualização e cobrança de uma resposta às reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras. Seguimos na luta!

Pelo fim da violência
A preocupação com a segurança da categoria, principalmente, com o início do período eleitoral, em 16 de agosto, foi debatido com os profissionais do Diário, como a atualização do Guia de Coberturas em Manifestações para tentar evitar a violência e quais medidas tomar em episódios dessa natureza.

Para a diretora de base da Regional, Vilma Amaro, além de todos os riscos ainda há a truculência policial, com o agravante da conivência da Justiça. “Temos o caso do fotojornalista Alex Silveira, considerado culpado por perder a visão com um tiro de um policial militar, durante uma manifestação em São Paulo e só conseguido reverter essa decisão da Justiça paulista 20 anos depois no STF”, relembrou a diretora, que também integra a direção do Grupo Tortura Nunca Mais.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo