Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicalistas internacionais falam sobre solidariedade a Lula

Sindicalistas internacionais falam sobre solidariedade a Lula

Sindicalistas de diversos países do mundo, entre eles, Hugo Yasky’s, da Argentina, Ismael Drullet, de Cuba, Eulogia Juliana, da República Dominicana, e Sérgio Bassoli, da Itália, fizeram questão de falar sobre a solidariedade ao ex-presidente Lula e os atos e manifestações que realizam em todo o mundo exigindo a soltura imediata do “companheiro” Lula, em reunião com lideranças do PT nesta segunda-feira (7), na Praia Grande, onde acontece o 13º Congresso Nacional da CUT.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e os ex-ministros Celso Amorim (Relações Exteriores) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) agradeceram a solidariedade e afirmaram que as manifestações são extremamente importantes para manter viva a luta para provar a inocência de Lula e conseguir sua liberdade.

Gleisi afirmou que o apoio internacional tem sido importante também para o ex-presidente seguir lutando e resistindo a todos os golpes que tentam dar contra ele. “Lula não aceitou o regime semiaberto e as condições que lhes foram impostas”, disse a presidenta do PT se referindo a progressão de pena, com uso de tornozeleira, solicitada pelo Ministério Público de Curitiba.

“A decisão do presidente foi uma decisão política, assim como político foi o processo contra ele. Lula quer chamar a atenção do mundo para o que está acontecendo no Brasil”, explicou Gleisi.

A presidenta do PT falou ainda aos sindicalistas internacionais sobre os escândalos da Vaza Jato, série de reportagens baseadas em mensagens trocadas pelo ex-juiz Sérgio Moro e procuradores por meio do Telegram, que mostram a parcialidade e a conduta ilegal de Moro e dos procuradores da Lava Jato que estão sendo publicadas site The Intercept Brasil, Folha de S. Paulo e Veja, entre outros meios de comunicação.

“Não é um processo fácil, mas temos certeza que vamos vencer. Lula sabe da solidariedade de vocês”, disse a presidenta do PT.

Gilberto Carvalho concordou com Gleisi e ressaltou a importância deste apoio para a liberdade de Lula e expressou gratidão pelos atos e mobilizações realizadas em vários países. “Devemos dizer que o apoio internacional é decisivo”, agradeceu.

Os sindicalistas internacionais vão se debruçar durante os quatro dias de Congresso da CUT sobre temas como o futuro do sindicalismo frente aos avanços das novas tecnologias, desregulamentação e precarização do trabalho e alternativas de organização dos trabalhadores.

Democracia em perigo

No encontro com os sindicalistas internacionais, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim falou da situação do Brasil no cenário internacional. Para ele, há um retrocesso na democracia brasileira e nos direitos dos trabalhadores, “o que não se via desde a ditadura”.

“É uma obsessão (do Bolsonaro) pela esquerda, assim como o presidente Donald Trump. O que aconteceu com o Brasil?, indagou Amorim, se referindo à capa da revista The Economist.

“[Bolsonaro] trabalha para o sistema financeiro e o capitalismo. Ideologia claramente de direita, com falas racistas, sexistas e machistas”, finaliza.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo