A direção da Regional de Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) vem a público repudiar a atitude da Policia Militar , que na última quarta-feira (11), agrediu manifestantes com bombas de efeito moral, spray de pimenta, cassetetes e prendeu um jornalista que cobria o ato contra as demissões de trabalhadores da Usiminas, na cidade de Cubatão.
O jornalista Victor Martins, estava no exercício de sua profissão, gravando a ação dos policiais, que se mostraram mais uma vez despreparados para lidar com uma manifestação democrática, quando foi arbitrariamente perseguido e preso. Além disso, as imagens gravadas foram apagadas pelos PMs.
A direção da Regional entrou em contato com a delegacia de Cubatão e com o Sindicato dos Policiais Civis, intercedendo para a liberação do jornalista. O SJSP lamenta ainda que a Polícia Militar continue desvirtuando-se de sua função de proteção ao cidadão, atuando de forma truculenta e repressiva contra manifestações democráticas dos trabalhadores e do movimento social.
Regional de Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo