Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas repudiam ameaças contra profissionais em Limeira

Jornalistas repudiam ameaças contra profissionais em Limeira


ameaa 

Nesta quarta-feira, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo recebeu outra denuncia de ameaça contra jornalistas. Desta vez, as vítimas foram os profissionais da cidade de Limeira que estão sendo intimidados por meio de correspondências eletrônicas anônimas.

Entre eles, estão jornalistas do Jornal de Limeira (associado à Associação Paulista de Jornais – APJ), da Gazeta de Limeira e da TV Jornal. Segundo informações recebidas pela direção do Sindicato os e-mails, não assinados, questionam a cobertura jornalística feita pelos repórteres quanto às denúncias que pesam contra familiares do prefeito Silvio Félix (PDT) e sobre os trabalhos da Comissão Processante da Câmara de Limeira.

As mensagens, vindas de provedores de acesso à internet desconhecidos e do exterior, foram enviadas após a operação do MP deflagrada em 24 de novembro, quando a esposa, filhos, parentes e outras pessoas próximas a Félix foram presas. Eles são investigados por suposto enriquecimento ilícito.

“O episódio lamentável configura censura e mais um ataque a liberdade de expressão em plena democracia. Os profissionais que estão sendo ameaçados estavam em pleno exercício profissional e precisam ter esse direito preservado”, disse o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, José Augusto Camargo (Guto).

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público instaurou inquérito criminal para apurar o caso. Uma representação foi formalizada pela promotoria e anexadas ao documento cópias de boletins de ocorrência registrados pelos profissionais e e-mails com conteúdo intimidatório.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo