Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Plano de mobilização busca garantir votação da PEC do Diploma em agosto

Plano de mobilização busca garantir votação da PEC do Diploma em agosto


logo_diploma_interna_310

 

Como ficou para o esforço concentrado de agosto a votação da PEC do diploma, em segundo turno, no senado, a Executiva da FENAJ e o GT Coordenação Nacional da Campanha traçaram um plano de ação tanto para o recesso parlamentar quanto para o retorno das atividadees no Congresso Nacional. O movimento culminará com uma grande mobilização em Brasília nos dias 7, 8 e 9 de agosto.

A orientação é de que até início de agosto os Sindicatos agendem reuniões com os senadores das bancadas dos seus estados, buscando seu comprometimento com a aprovação da PEC e manifestações públicas a favor da sua imediata votação. Paralelamente, a Executiva da FENAJ e a coordenação do movimento, em conjunto com os Sindicatos, buscarão conversar, mesmo durante o recesso, com todas as lideranças do Senado.

Os Sindicatos foram convocados, também, a organizarem comitivas para uma grande mobilização em Brasília nos dias 7 a 9 de agosto, quando o Senado realiza esforço concentrado. A ideia é integrar professores e estudantes de cursos de jornalismo às caravanas e marcar a volta às aulas com visitas e palestras nas escolas.

A Executiva da FENAJ lançará no início de agosto, em conjunto com o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e a Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), o manifesto em defesa da PEC 33/09 com dados indicativos dos prejuízos causados à sociedade com a não exigência do diploma como requisito para o exercício profissional do Jornalismo. Também estão sendo produzidos camisetas, praguinhas e adesivos de carros para a mobilização de agosto.

O plano de ação inclui, ainda, o incentivo para que personalidades se pronunciem sobre a importância do diploma, o movimento de pressão via redes sociais e adesões ao abaixo-assinado em defesa da PEC, além de articulações com outras categorias e segmentos sociais que têm matérias de seu interesse pendentes de votação no Senado.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo